Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem


Fé e emoção marcaram mais uma edição dos festejos de Santo Antônio em Ponta de Pedras, Litoral Norte de Pernambuco, nesta quarta-feira (13). As comemorações ao Santo casamenteiro a que acontecem há mais de 70 anos, teve início no dia (01) de maio e encerra nessa quinta-feira (13), com a tradicional procissão pelas ruas do distrito.
Diversos fiéis participaram da procissão de Santo Antônio nesta quinta-feira (13), a procissão saiu da residência da senhora Raimunda Soares e percorreu as principais ruas de Ponta de Pedras.
Segundo populares a tradicional trezena de Santo Antônio em Ponta de Pedras é festejada há mais de 70 anos, uma herança deixada após a morte da senhora Isaura Mendes com 92 anos e resgatada por Raimunda Soares que há 17 anos mantém a tradição da festa.
Santo Antônio é o santo mais popular do Brasil, embora tenha nascido em Portugal em agosto de 1195 sob o nome de Fernando de Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano e, dez anos depois, trocou o nome para Antônio quando ingressou na Ordem Franciscana. Lecionou Teologia em várias universidades da Europa até que, em 1231, foi acometido de uma doença inesperada, falecendo a caminho da cidade italiana de Pádua no dia 13 de junho, quando tinha apenas 36 anos de idade.
Reza a lenda que sua fama de casamenteiro veio de uma jovem muito pobre, que pediu a benção do então Frei Antônio para que realizasse o sonho de se casar, uma vez que sua família não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas para a cerimônia e o enxoval. O frei a abençoou e pediu que tivesse fé. Alguns dias depois, ela recebeu muitas doações e conseguiu se casar.

Para quem sonha com seu casamento, muitas simpatias populares envolvendo Santo Antônio são feitas na madrugada do dia 13 de junho. Algumas moças retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo ao casarem. Outras colocam a imagem do santo de cabeça para baixo dentro de um copo d’água ou na geladeira. Há ainda as que deixam no relento um copo transparente com um quartzo rosa dentro. Não é à toa que, até hoje, muita gente atribui a Santo Antônio sua mudança de estado civil.

























Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top