A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Educação, o Ministério Público e o Conselho Tutelar se reuniram na manhã desta quarta-feira (6) no Cine Teatro Polytheama com os educadores da rede municipal de ensino para apresentação e debate sobre o Projeto Ficai. O evento contou com as presenças do Secretário de Educação Horácio Reis, o Promotor de justiça Fabiano Saraiva, conselheiros Tutelares e educadores. O Ficai consiste em combater a evasão e fiscalizar a frequência dos alunos nas escolas.
O Secretário Horácio Reis, deu início ao encontro falando sobre a importância que o projeto tem e o que vai trazer para a educação da Cidade de Goiana. “O projeto é importante porque vai ser desenvolvido no sistema de ensino aqui de Goiana em parceria com o Ministério Público e também o Conselho Tutelar da cidade. E isso já nos garante um empenho e um esforço muito grande na perspectiva de juntos combatermos a evasão escolar”, afirma o Secretario.
Já o Promotor falou sobre o porquê da implantação do Ficai. “A gente está priorizando hoje, a cidadania em Goiana. Então nessa prioridade a gente partiu pela educação, pois a educação é o fieis de tudo. Foi realizada uma pesquisa e Goiana apareceu com um certo índice de evasão escolar. Com isso fizemos um projeto que já foi colocado em alguns estados do Brasil, implantado por outros Ministérios Públicos, que deu certo. Conversamos com o Secretario, passamos toda a situação e juntos decidimos implantar o Ficai aqui também”.
Esse projeto já existia e chamava-se Voltei, mas segundo a diretora da Secretaria de Educação Carminha Nobrega, ele não estava em execução há algum tempo e por isso no dia 1 de Março no Ministério Público da Cidade, ocorreu a assinatura de execução do projeto havendo também uma modificação no nome passando para Ficai.
SECOM/GOIANA
Nenhum comentário: