Style2

Mais Informações Clicar na imagem




A comunidade da povoação de São Lourenço, no município de Goiana, possui fortes elementos simbólicos de identidade popular ligados à tradição religiosa católica, como a festa do padroeiro São Lourenço, a gastronomia de tradição indígena como o pé de moleque e a moqueca de marisco. Outro elemento presente é o tratamento sofisticado dado às cascas de marisco (refugo da pesca) que se tornam adereços de moda.

Diante disso, a sétima edição do projeto Entremeios aporta na povoação de São Lourenço com a etapa Produção de Cultura Popular, quando irá realizar através de membros da comunidade uma ação de fortalecimento da produção da Festa do Carrego da Lenha, que acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de agosto de 2014. O projeto é realizado pela Prefeitura de Goiana, por meio da Agência de Desenvolvimento (AD Goiana), através do Movimento Goiana Criativa, que consiste numa plataforma de projeção cultural com ênfase na cadeia produtiva da economia criativa.

O 7º Entremeios contará com mostras, exposições e atrações culturais. São mostras de fotografia, artesanato e gastronomia. A mostra fotográfica contará com a exposição de fotos da comunidade, além de realizar a primeira exposição de fotografias de Alex Bandeira, intitulada Quilombo Expo, morador da localidade e participante de outros projetos culturais de registro sobre a comunidade.
Por outro lado, a mostra de artesanato contará com exposições da cerâmica de Goiana, tendo à frente a Associação União dos Artesões de Goiana (Auag), do artesanato quilombola criado com cascas de moluscos oriundos do refugo da pesca, e dos trabalhos em cestaria, feitos de cana-brava, desenvolvidos pelos mestres Irmãos Luna.

Já a mostra e degustação da gastronomia local com alimentos de origem indígena, derivados da mandioca, também contará com pratos ligados à pesca de frutos do mar como o marisco, além do doce do caju, planta nativa do litoral pernambucano.
As atrações culturais serão das mais diversas. De coco de roda a ciranda, de bandas de cultura popular a cortejos tradicionais.

PROGRAMAÇÃO

Mostra de Fotografia - 08, 09 e 10 de agosto de 2014
Mostra de Artesanato - 08, 09 e 10 de agosto de 2014
Mostra e degustação gastronômica - 10 de agosto de 2014

Assecom-AD Goiana

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top