Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem


FOTO: Alcymar Santos





























A auxiliar de enfermagem idealizadora e responsável pelo espetáculo da “Batalha das Heroínas de Tejucupapo”, Luzia Maria da Silva, “Dona Luzia” como é conhecida irá passar por uma intervenção cirúrgica no dia 19 deste mês para troca do marcapasso que usa ha muito tempo.

Ela passou por uma revisão médica e segundo o médico foi detectado que seu aparelho parou de funcionar, ainda segundo ele dona Luzia precisa de repouso e não pode fazer esforços físicos até o dia 19 deste mês onde entrará na sala de cirurgia para fazer a troca do aparelho.

No momento ela encontra-se em casa em total repouso, tomando fortes remédios para bombear seu sangue enquanto aguarda o dia da cirurgia.

Dona Luzia teve a ideia de realizar a peça em 1993, após superar um grave problema de saúde. Na ocasião, com o objetivo de tranquilizá-la, uma colega enfermeira de um hospital de Recife dizia para ela que ‘toda mulher de Tejucupapo é uma guerreira’, e que por isso ela iria sarar. 

O curioso é que Dona Luzia, embora fosse do vilarejo, só tomou conhecimento da Batalha de Tejucupapo, com detalhes, quando da sua “internação”, Superada a doença, dona Luzia prometeu a si mesma que restauraria a história do lugarejo, o que sindicava também a restauração da sua própria história. “Embora nunca tivesse assistido a um espetáculo cênico ‘oficial’ em sua vida, dona Luzia escreveu, dirigiu e atuou no espetáculo. 

O teatro foi a linguagem que ela encontrou para transformar a peleja das mulheres numa história restaurada, que passou a ser apresentada todo último domingo de abril, desde 1993, com a participação da comunidade local. Em 2001, a iniciativa foi ampliada e passou a se chamar A Festa das Heroínas, evento que reúne shows, feira típica e apresentação de grupos artísticos”.

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top