Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem



Nesta quarta-feira (18), a Nova Goiana recebeu o CREAS Itinerante, um evento do CREAS Regional da Mata Norte em parceria com o órgão municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação. São ações que permitem a reflexão de temas como a violência sexual, drogas, violência e maus tratos contra o idoso e tem o intuito de informar às famílias de áreas vulneráveis sobre como combater esses atos e como procurar o serviço. No segundo momento, houve panfletagem nas ruas para atender aos domicílios.

Segundo a Assistente Social Ivanilce Chaves, “O CREAS é um equipamento estatal que trabalha com as pessoas que tem seus direitos violados. O trabalho é de restituir a pessoa à sua condição de direito através de atendimentos, encaminhamentos e acompanhamento das famílias onde estão inseridos os problemas sociais“.

O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. O atendimento pode ser ofertado tanto nas próprias instalações físicas do CREAS quanto por meio do deslocamento das equipes em territórios e domicílios, recurso fundamental, sobretudo, nos casos dos CREAS regionais.

Segundo Severino Neto, técnico social de campo do CREAS Regional, representando Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco: “esta ação, o CREAS Itinerante, está percorrendo todos os municípios da Mata Norte de Pernambuco e busca aproximar a população ao serviço. No primeiro momento, é feita uma ação socioeducativa, chamando a atenção de forma lúdica a temas importantes e, posteriormente, realizamos a busca ativa, que é a visita de casa em casa, apresentando o serviço à comunidade e falando sobre a violação de direitos”. O técnico afirma que o maior interesse na ação é acolher essas demandas que estavam reprimidas, os cidadãos que teêm seus direitos violados e muitas vezes nem sabem disso.

Para a vinda das ações, foi realizada uma reunião intersetorial com o município para decidir o local de maior vulnerabilidade e de maiores índices de violência. Com base nisso, foram abordadas algumas temáticas de maiores riscos no município. Foi também feita uma análise de como a rede municipal se comunica entre si, já que este usuário perpassa todos os serviços, saúde, educação, justiça, etc.

Francisco da Silva, morador da Nova Goiana, diz que a ação foi muito importante para conscientizar as crianças e adolescentes da localidade, que precisam muito deste tipo de atenção. 

A Secretaria de Saúde esteve presente, realizando serviços como realização de mamografias, medição de glicose, aferição de pressão, distribuição de hipoclorito de sódio e preservativos, além da vigilância sanitária e ambiental.
O CREAS Goiana tem uma equipe multidisciplinar que é formada por psicóloga, assistente social, uma coordenadora, pedagoga, orientador social e conta também com um advogado. O Atendimento é de segunda a sexta, de 08 às 14h, na Rua Nova, no Centro de Goiana.





Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top