Style2

Mais Informações Clicar na imagem

 


Entre as demandas, está a de inserir na matriz curricular das escolas estaduais e municipais o papel da Junta Governativa na história de Pernambuco.


A codeputada Kátia Cunha representando as Juntas (PSOL-PE) se reuniu ontem (08) na Câmara Municipal do Recife com os vereadores Ivan Morais (PSOL) e Tadeu Calheiros (PODEMOS) para tratar de questões relacionadas ao resgate histórico da Junta Governativa de Goiana. No encontro, foi conversado sobre a possibilidade das Câmaras de Recife e de Goiana fazerem uma sessão conjunta em celebração aos 200 anos da Junta Governativa. Além disso, a parlamentar e os parlamentares querem solicitar que a data referente ao bicentenário seja incluída no calendário das cidades; e que entre na grade curricular das escolas estaduais e municipais, já que a data marca não apenas a história política do estado, mas também os caminhos para a independência do Brasil.

Este ano, as Juntas protocolaram um Projeto de Lei para que o ano de 2021 seja considerado como o Ano Estadual do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana e enviaram um requerimento à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para que fosse concedido votos de aplausos em favor do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO) pelo bicentenário da Junta Governativa de Goiana, celebrado em 5 de outubro de 2021. As codeputadas estão empenhadas em disseminar essa parte mais desconhecida da história, permitindo que possa ser amplamente celebrada por ser valor histórico e cultural.

As codeputadas Juntas ressaltam que o resultado do movimento iniciou em Goiana, em 1821 e encerrou-se com a Convenção de Beberibe, no mesmo ano, ou seja, bem antes do 7 de setembro de 1822 a independência já aportava em Pernambuco, que passou, por conta própria, a deliberar os seus assuntos internos e a modular a sua relação com Portugal, sede do Reino, que, neste solo, já perdia a condição de metrópole. A data é de importante relevância para o povo pernambucano e merece ser lembrada, estudada e celebrada.

Resgate histórico

No dia 5 de outubro de 1821, foi assinada em Pernambuco a chamada Convenção de Beberibe, documento pacificador resultante de um processo histórico ainda desconhecido por muitos, mas que fez Pernambuco tornar-se autônomo. Em 29 de agosto do mesmo ano, na Vila de Goiana, um segmento das elites pernambucanas instalou uma Junta Governativa Provisória, com o objetivo de aderir à política das Cortes Constitucionais portuguesas e desautorizar o governo do representante maior do monarca em Pernambuco, o governador Luiz do Rego Barreto, algoz da Revolução Pernambucana de 1817. Durante quase um mês, a Junta de Goiana coexistiu com o Conselho Governativo do Recife, presidido pelo General Rego Barreto, ao ponto das desavenças acentuarem-se, tornando inevitável o conflito armado.

A pacificação do confronto foi acertada por Gervásio Pires Ferreira e Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque, com a assinatura da Convenção, no local onde hoje está situado o bairro de Beberibe, região entre o Recife e Olinda, no qual as forças arregimentadas pela Junta de Goiana estacionaram, com o propósito de atacarem as forças de Rego Barreto, vindas do Recife. Ambas as partes concordaram que fosse convocada uma nova eleição de uma única Junta Governativa em Pernambuco, decidindo-se pelo retorno imediato de Rego Barreto a Portugal, que partiu em 26 de outubro de 1821, com familiares e alguns portugueses que residiam em Pernambuco. Gervásio Pires foi eleito presidente da Junta, sendo chamada pelo povo de Junta Democrática e Independente.

ATUALIZADO

Reunião hoje na Câmara de Vereadores do Recife com os vereadores Tadeu Calheiros e Ivan Morais . Presentes estavam Harlan Gadelha Filho, Solange Guimarães Valadares, o Professor Giógio representando o IHAGGO , Wilfred Gadelha representando a Câmara de Vereadores de Goiana , a codeputafa Kátia Cunha representando a ALEPE, todos levando uma proposta da Comissão Estadual (IAHGP/IHO/IHAGGO) para a Câmara Municipal do Recife sobre a importância do Movimento Revolucionário de Goiana e a Junta Governativa de Goiana, presidida pelo vereador Francisco de Paula Gomes dos Santos que governou Pernambuco por 56 dias em 1821 e deu a Pernambuco a autonomia 11 meses antes da Independência do Brasil.

Ressaltamos a importância do vereador goianense FRANCISCO DE PAULA GOMES DOS SANTOS que atuou na Câmara de Goiana e que após os movimentos revolucionários , já no ano de 1829 a 1836 foi atuante na Câmara  de Vereadores do Recife. 

RESUMO PROMETIDO SOBRE O QUE FOI CONVERSADO NA CÂMARA DE VEREADORES DO RECIFE. 


Seguem as deliberações resultantes da nossa reunião com os vereadores Tadeu Calheiros e Ivan Morais no último dia 08/11/2021: 


- Voto  de aplausos aos IHAGGO e também ao IHAGP e Instituto Arqueológico de Olinda;


- Requerimento pedindo a realização de um Sessão Solene conjunta ( Câmara Municipal de Recife e Câmara Municipal de Goiana) 

Obs . Data a combinar com os presidentes das Casas.


- PLO solicitando incluir no calendário oficial da cidade do Recife a data relativa à formação da Junta Governativa de Goiana( 29 de Agosto) 


- PLO nominando uma via pública de :Vereador Francisco de Paula Gomes dos Santos.


-PLO autorizando a inclusão da história sobre a formação da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe no conteúdo programático do Ensino Fundamental 2. 


- Em estudo o apoio cultural para um painel na Igreja de Santo Antônio em homenagem ao goianense Francisco de Paula Gomes dos Santos que foi vereador em Goiana e em Recife. Sua importância foi relevante por ter presidido a Junta Governativa de Goiana que governou a província de Pernambuco por 56 dias, além de ter sido o celeiro do acordo chamado Convenção de Beberibe.  


✍🏻 Solange Guimarães Valadares de Sousa 

- Secretária da Comissão Estadual formada pelos Institutos IAHGP/IHO/ IHAGGO.


Assessoria 

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top