Style2

Mais Informações Clicar na imagem


Aconteceu nesta segunda-feira (5) uma reunião com a equipe da Fundação FioCruz e Prefeitura Municipal de Goiana, estavam presentes a senhora Maria Lindomar (Pscicologa da instituição), Nilcéa, Daniele, Osmar e Vidal, ambos da Fundação FioCruz a Secretária de Articulação de Goiana a Senhora Olga Sena e menbros da secretaria Edilene Peixe e Givaldo, a reunião discutiu o desenvolvimento sustentável de Goiana.
"A principal meta é capacitar a população para que os grandes empreendimentos que estão chegando na cidade não torne a mesma um modelo desordenado que  se encontra as cidades de Ipojuca e cabo de Santo Agostinho", comenta a palestrante.
A reunião contou também com a presença de vários representantes de associações dos distritos de Ponta de Pedras, Carne de Vaca, Catuama e Barra de catuama .

Análise do Desemvolvimento e Efeitos do Crescimento da Cidade de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho:
                                                          
Confira a seguir o Projeto de Análise Participativa da Realidade Socioambiental de Goiana.


QUEM É A HEMOBRÁS?
É uma empresa pública, criada para pesquisar e produzir derivados do sangue,medicamentos  e outros produtos, atendendo as necessidades do país e economizando bilhões de reais que atualmente, são gastos com sua aquisição no exterior.
     Na consolidação de seu plano de desenvolvimento socioambiental, a empresa tem uma política de promoção da saúde e bem-estar das comunidades de Goiana e do seu entorno, área influenciada pela fábrica. Para isto, está desenvolvendo com a fundação Osvaldo Cruz e com atores municipais, a Análise Participativa da Realidade de Goiana. Este estudo pretende que  a própria comunidade discuta suas prioridades e anseios e aponte soluções viáveis. O estudo subsidiará o município na negociação de ações e projetos que melhor respondam as reais necessidades da população.

O QUE BUSCA ESTE PROJETO?
O desenvolvimento sustentável da comunidade, como resultado de ações convergentes e complementares que abrangem, além da dimensão econômica, mais  quatro outros aspectos: o social-cultural,o ambiental, o tecnológico e o político-institucional, pois o verdadeiro e duradouro desenvolvimento não se limita apenas à economia.

COMO SERÁ DESNVOLVIDO O PROJETO?
 Para realização da Análise Participativa da Realidade, foi escolhido o planejamento Estratégico Participativo, um processo no qual a comunidade – com a ajuda de facilitadores- vai, aos poucos, construindo o conhecimento sobre sua realidade, tomando decisões, agindo e fazendo avaliações. Para sua realização, é necessária a interação de diversos setores, para proporcionar o surgimento de soluções criativas e adequadas à realidade.

O QUE JÁ ACONTECEU ATÉ AGORA?
1-           Lançamento Oficial, ocorrido no dia 18 de Outubro de 2011, no Cine Polytheama em Goiana.
2-          Instituição da coordenação, que é o grupo responsável pela condução e articulação do processo.
3-          Instituição das comissões temáticas, que terão o objetivo de coordenar os debates em torno dos temas mais importantes para a sociedade de Goiana, em momentos específicos, mais adiante.
4-           Nucleação do Município, para possibilitar que os debates aconteçam em  territórios que agreguem pessoas com problemas e interesses comuns, permitindo que toda a comunidade se manifeste de maneira igualitária, com as mesmas oportunidades de exprimir suas necessidades e opiniões.
5-           Capacitação dos facilitadores, para uma melhor condução das fases posteriores.

PRINCIPAIS ATIVIDADES PARA REALIZAÇÃO DA ANÁLISE PERTICIPATIVA DA REALIDADE
1-      Autodiagnóstico: a comunidade será estimulada a refletir sobre os problemas comuns e as potencialidades locais, apontando soluções viáveis para o futuro.
2-      Leitura da Paisagem: expressar em mapas o conhecimento que as pessoas tem do seu território e também aspectos observados durante visitas aos locais, com: solo,relevo,agricultura,situação das águas e da vegetação,infra-estrutura, entre outros.
3-      Entrevistas: entrevistar pessoas da comunidade e do poder público local sobre questões referentes a realidade ambiental,sociocultural e político-institucional.
4-      Oficinas Temáticas: tem o objetivo de aprofundar a análise dos problemas e das potencialidades, tratando-os por temas.
5-      Seminários de Validação: socializar os resultados das análises feitas anteriormente. Será realizado em 3 momentos:
A-     Apresentação do processo e dos resultados
B-      Discussão e registro de novas contribuições
C-      Plenária de encerramento.

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top