Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem

Dermatite é o nome genérico de quaisquer doenças que acometam a pele. A dermatite pode ser fúngica, seborreica, alérgica ou atópica, eczematosa, etc.
Hoje vou falar das dermatites que mais tenho visto nos nas crianças - doenças bem comuns no verão.

BICHO GEOGRÁFICO - é o nome popular da doença causada pela Larva migrans, forma cutânea - um minúsculo parasita que habita as praias e tanques de areia. Quem as deposita lá são cachorros e gatos, muitas vezes levados pelos próprios donos... A lesão tem este nome porque a larva caminha (0,5 a 1 cm ao dia) no subcutâneo, deixa um rastro, um caminho, que um dia alguém achou que parecia um mapa ( geográfico). Coça muito. O tratamento é feito através de cremes tópicos e algumas vezes medicamentos por via oral.



FRIEIRA ou PÉ-DE-ATLETA - este nome, que sugere doença causada pelo suor, é uma dermatite fúngica. Quem causa aquela descamação entre os dedos dos pés é um fungo, que adora lugares úmidos, escuros e quentes (como também a região das fraldas e a boca dos bebês). Devemos tratar a lesão (com antifúngicos em solução ou spray) e tratar os sapatos e tênis, com os talcos antifúngicos.




VERRUGA PLANTAR - ou olho-de-peixe. Esta doença da planta dos pés é comum o ano todo, mas vemos mais agora no verão. Em geral é uma lesão única, com 0,5 a 1 cm de diâmetro, com este aspecto da figura em baixo. Coça e pode doer. Tratamento é feito com colóide (gel grosso) medicamentoso, aplicado todos os dias. Eventualmente, podem ser retiradas/queimadas pelo dermatologista.


DESIDROSE dos pés ou mãos - esta é mais complicada - por não ser uma doença de causa única. Pode ser falta de hidratação, associada ao excesso de suor, uso de produtos químicos... São aquelas bolinhas, meio descamativas, que rompem, coçam, melhoram e voltam. Tem que ache que tem "ácido úrico" (não!!! nada a ver!), e assim por diante. Desidrose tem tratamento. 


Bruno Salsa é formado em bacharelado em Enfermagem, é Enfermeiro Chefe da Unidade de Saúde Baldo do Rio em Goiana, Pós Graduado em Saúde Pública, Enfermeiro Socorrista do Samu Goiana, Instrutor em Referência na Zona da Mata Norte para a Formação de Socorristas (Curso de APH), Professor do Centro de Ensino Técnico de Goiana (CENTEG), Enfermeiro Chefe no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (Hospital Clementino Fraga em João Pessoa).Fonte Anderson Pereira.

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top