Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem

foto: Jota Junior

Vigilância interdita poço que jorra sangue em Goiana, e adolescentes cobram para levar curiosos até a fonte que jorra água vermelha.

Moradores e curiosos não param de chegar ao sítio Chã de Alegria para ver de perto a fonte que jorra água vermelha, já considerada milagrosa.

Fenômeno da natureza ou milagre, o fato é que os donos do Sítio Chã de Alegria, no distrito de Tejucupapo, em Goiana, não querem que a fonte que jorra sangue seja desativada. Ontem de manhã, filhos da dona do terreno onde o poço está localizado impediram que funcionários da Prefeitura de Goiana jogassem areia na cacimba que, desde a última segunda-feira, começou a apresentar água com coloração vermelha. Em exames preliminares feitos com amostras da água pela 1ª Gerência Regional de Saúde (Geres), foi detectada a presença se coliformes fecais.


Essa água não pode ser consumida porque está contaminada. Por enquanto, interditamos a área. Depois, se for necessário, vamos fechar a cacimba, sim, ameaçou a coordenadora da Vigilância Sanitária de Goiana, Margareth Gomes. Uma amostra da água vermelha está sob análise do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen). O laudo deve ficar pronto na próxima semana. Ainda não se sabe o que causou a mudança de coloração da água mas há indícios de que isso tenha acontecido por causa de raízes de árvores próximas a fonte. Maria da Conceição Correia da Silva, uma das filhas da dona do sítio, disse que apesar do perigo à população, o poço não vai ser tampado.

Essa fonte existe desde que eu sou criança e até bebia a água antes dela mudar de cor. Nunca tive nada. Tudo bem que ela não pode ser usada mas já faz parte da paisagem aqui do sítio, argumentou. A pescadora Jeane de Oliveira, de 31 anos, concorda. Antes de segunda-feira, eu mesma tomei a água. Não vou tomar mais, mas a cacimba não pode ser fechada, comentou. Ela e outros moradores do sítio esperam que a fama repentina da fonte de sangue acabe trazendo benefícios ao local, que não tem saneamento básico. Até a última segunda-feira, a água do poço era usada por quatro famílias para beber, cozinhar, tomar banho e lavar roupa.

A prefeitura prometeu enviar um carro-pipa por dia para abastecer o sítio. Mas, até as 14h de ontem, período em que a equipe de reportagem do Diário esteve no lugar, o caminhão não tinha aparecido. O jeito foi buscar água numa escola particular que fica a 1,5 quilômetros do sítio Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Goiana, o município já assinou um convênio com a Compesa, no valor de R$ 40 milhões, para colocar água encanada em toda a cidade, incluindo a comunidade de Chã de Alegria. Goiana está em expansão graças aos novos empreendimentos econômicos que está chegando à cidade, como a fábrica da Fiat e a instalação da Hemobrás.

Os moradores de Chã de Alegria ainda estão impressionados com o fluxo de curiosos que chegam, a qualquer hora do dia, querendo ver a fonte diferente. Alguns adolescentes estão aproveitando o momento e cobrando para levar os turistas até o poço. Em toda a cidade, pessoas com garrafas vermelhas exibem a água como um troféu. Isso aqui sempre foi calmo e, agora, está mais agitado que tudo, comentou o pescador Marcos Oliveira, primeiro a notar a mudança de coloração da água. Ele não chegou a tomar, mas deu o líquido para um dos filhos, Guilherme, no café da manhã de ontem. Dizem que água é milagrosa, não? Então não deve fazer mal a ele, apostou.

Fonte: Secom Goiana

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top