Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem


Banda de Travestis de Goiana. Imagem: DAVI MORAES/ESP AQUI PE/D.A PRESS
 O tradicional Clube Saboeira, no Centro de Goiana, cidade da Zona da Mata Norte, a 60 quilômetros do Recife, receberia pela primeira vez as Fashion Girls. Era a Noite das Bruxas, o Halloween, e a fotógrafa e cineasta Tuca Siqueira havia sido convidada para acompanhar a apresentação. Antes de a banda subir ao palco, o mestre de cerimônias da festa perguntou qual música elas iriam dublar e dançar. Quis confirmar se não seria I’ll survive, famosa na voz de Gloria Gaynor e de muitos outros ícones do mundo gay, como Edson Cordeiro. E ficou espantado ao vê-las responder que cantariam Single ladies, da diva pop norte-americana Beyoncé.
Tuca Siqueira se arrependeu de não ter levado a câmera de filmar neste dia. Mas surgia ali a vontade de registrar e transpor para as telas a história de amizade e superação da banda liderada por Menidilson Henrique dos Santos, 30 anos, nome artístico Mendy, também conhecido em Goiana como Negão. O resultado é Garotas da Moda, curta-metragem com 20 minutos de duração, que ganha sua sessão de estreia nesta segunda-feira, às 20h, na 16ª edição do Cine PE - Festival do Audiovisual.
Meny certamente ficará emocionado ao lado das amigas Cida, 24 anos, Joyce Pamela, 23, e Tasila (sem o erre mesmo!), 24, ao ver a maneira poética e verdadeira como Tuca retratou suas histórias de vida. O combinado foi que eles não veriam o filme antes de ficar pronto, pois todos têm a autocrítica muito aguçada. “Todo dia a gente se vê. A banda é mais uma maneira de estarmos próximas, porque a gente se reúne para ensaiar e jogar conversa fora”, contam as “amigas” inseparáveis.
Para sobreviver, Meny vende cosméticos e é cabeleireiro. Cida dirige o próprio salão de beleza. Joyce escova cabelos. Meny e Tasila se conhecem desde a infância, passada em Nova Goiana, numa rua de terra batida, em frente a um canavial. Elas criam os próprios figurinos e se inspiram em figuras internacionais como a já citada Beyoncé, além de Shakira e Christina Aguilera, ou nacionais, como a supermodelo Gisele Bündchen e a cantora Joelma, da banda Calipso. “Queremos sempre treinar mais, pois nunca está perfeito”, fala Cida, que desenha, corta e borda as roupas usadas nos shows e ama dançar.
Meny mora com a mãe, Dona Gloriete, e mais cinco sobrinhos. “Ela não tem nada contra a minha escolha. Diz que a vida é minha, que eu faço o que quiser, desde que não me meta em encrenca”, fala ele, que mantém as unhas sempre pintadas e o megahair bem cuidado. “Se a festa é para público GLS, a gente faz o make (maquiagem). Se não, vai uma coisa mais básica mesmo”, diz Joyce, completando que chega a demorar uma hora e 30 minutos para ficar toda “fechosa”. Ansiosas para ver o curta, comentam que se apresentaram em cidades próximas, como Condado, Itaquitinga e a praia de Ponta de Pedras.
O preconceito contra os travestis (drag queens) numa cidade que vive do comércio e da cana, mas passa por crescimento econômico com a chegada de fábricas como a da Fiat e de outros investimentos, existe, elas admitem. Mas a população local apoia o grupo. “Eventos, não fazemos muito não. Mas, quando faz, ficamos na boca do povo dois, três dias”, conta Meny, que assim como as outras integrantes adoraria ver o filme no Cine-Teatro Polytheama, construído em 1914. Mas o projetor está quebrado.
Não deve demorar muito para as Fashion Girls fazerem sucesso “em casa”. Mas, diante da ambiguidade que elas representam, até mesmo a repórter se errou o pronome de tratamento na entrevista, sem saber se deveria se referir às interlocutoras como eles ou elas. A dúvida durou segundos. Pois as Garotas da Moda de Goiana têm a alma mais feminina do que a de muitas “mulheres”. A quinta integrante, que aparece no filme, foi morar em São Paulo em maio do ano passado, sem data para retornar.
Por Tatiana Meira, do Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top