Style2

Mais Informações Clicar na imagem



O FESTIVAL ESTUDANTIL DE BANDAS E FANFARRAS DEPERNAMBUCO – FESTBANFAS-PE, não é um concurso. É uma promoção cívica e democrática, organizada e realizada peloCENTRO C.E.A.S.C. ANA MARIA FERREIRA, desde 1991, oficializando um projeto cultural do professor Aristácio Ferreira da Silva inicializado em 1984.
Desde a sua primeira versão, até a presente data, a vila Ponta de Pedras, município de Goiana, já sediou o FESTBANFAS-PE 19 vezes e o município de Igarassu 7, sendo que, duas vezes, no bairro de Cruz de Rebouças e cinco no Sítio Histórico da sede municipal. 
Durante os seus 26 anos de realizações, o FESTBANFAS-PE já contou com a participação de 269 diferentes corporações musicais, representando 97 municípios, de 7 Estados brasileiros – R. G. do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro. 
Do Rio Grande do Norte contamos com representações dos municípios de Brejinho, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. De Alagoas, representações de Maceió, Novo Lino, Arapiraca e Dois Riachos. Da Paraíba se fizeram presentes algumas corporações musicais dos municípios de Areia, Alagoa Grande, Alhandra, Caaporã, Campina Grande, Fagundes, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, João Pessoa, Juarez Távora, Juripiranga, Lagoa Seca, Massaranduba, Pedras de Fogo, Pitimbú, Pocinhos, Queimadas, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, Umbuzeiro e Vieirópolis. 
O Estado do Ceará se fez representar com as delegações de Juazeiro do Norte e Pacajús. A Bahia participou pela primeira vez em 2010 com uma delegação da cidade de Governador Mangabeira. Pernambuco, como não poderia deixar de ser, é quem apresenta o maior número de delegações musicais: Abreu e Lima, Água Preta, Aliança, Amaraji, Araçoiaba, Arcoverde, Barreiros, Bom Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Casinhas, Catende, Chã de Alegria, Chã Grande, Condado, Cumaru, Escada, Feira Nova, Frei Miguelinho, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Itambé, Itamaracá, Itapissuma, Itaquitinga, João Alfredo, Joaquim Nabuco, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Orobó, Ouricuri, Palmares, Parnamirim, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, Ribeirão, Rio Formoso, Santa Maria do Cambucá, São José da Coroa Grande, São Lourenço da Mata, Sirinhaém, Surubim, Tamandaré, Taquaritinga do Norte, Timbaúba, Toritama, Tracunhaém, Venturosa e Vitória de Santo Antão.
Em 2003 tivemos uma participação especial de uma delegação musical do Estado do Rio de Janeiro, campeã nacional na categoria fanfarra juvenil, oriunda da cidade de Campos dos Goytacazes.
Durante as realizações do FESTBANFAS-PE, foram das cidades do Recife, João Pessoa, Campina Grande, Carpina e Paudalho de onde veio o maior número de representações.
Devido à divulgação turística que o festival representa para o Estado de Pernambuco e o Município que o sedia, o FESTBANFAS-PE tem como principais referências a sua organização, o seu desempenho e, acima de tudo, a confiança que o Centro Cultural soube conquistar de seus colaboradores e que, juntos, nestas 26 edições, fizeram com que o evento se tornasse como um dos mais concorrentes do País.
 O FESTIVAL ESTUDANTIL DE BANDAS E FANFARRAS DE PERNAMBUCO – FESTBANFAS-PE faz parte do Calendário Anual da Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco – ABANFARE-PE e, conseqüentemente, agendado nos calendários das principais bandas escolares, não somente de Pernambuco, mas dos outros principais estados nordestino. Neste ano de 2012 o FESTBANFAS-PE será realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Na abertura oficial será realizado um desfile histórico com as escolas da comunidade, numa homenagem ao trnscurso do I Centenário da criação do distrito e elevação do povoado de Ponta de Pedras à categoria de Vila do Município de Goiana. Será também homenageado o ilustre pontapedrense DR. JOÃO VIEIRA DE MEZES, filho da terra, ex-deputado e ex-vice-prefeito do Recife, pelo transcurso do centenário de nascimento. Ambos os fatos ocorreram em 27 de setembro de 1912. A Lei Municipal que criou o distrito e elevou o povoado, recebeu o nº 192/1912.
CENTRO CULTURAL ANA MARIA FERREIRA, PROFº ARISTÁCIO

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top