COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem



Na manhã deste sábado (10) uma multidão participou do tradicional Carrego da Lenha no Distrito de Povoação município de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, acompanhados por uma orquestra os fiéis vindos de diversas cidades do Estado, seguiu a tradição de carregar um galho de lenha, dançando e cantando pela principal rua da comunidade, após a procissão da lenha, uma missa foi celebrada pelo Bispo Diocesano de Nazaré da Mata, Dom Severino.


A procissão do Carrego da Lenha é uma tradição Quilombola que relembra o martírio de São Lourenço, padroeiro da comunidade de Povoação de São Lourenço em Goiana-PE, que foi queimado vivo. 

De acordo com relatos populares, a procissão de São Lourenço acontece a mais de 400 anos, quando a localidade ainda pertencia ao Sr. Olavo Maranhão e fazia parte do engenho Megaó de Baixo, do primeiro distrito de Goiana, Tejucupapo.

Em pagamento de uma promessa a São Lourenço, o  Senhor Olavo fez a doação da área, que ficou sob a responsabilidade do pároco o Cônego Fernando Passos, de  acordo com o costume da época.
Havia poucos moradores, mas logo depois, da doação iniciou-se a construção da igreja matriz, que é uma das igrejas mais antigas do Brasil, datada de 1555. Isso atraiu mais moradores e logo recebeu o apelido de são Lourenço.

A população da Povoação de São Lourenço, que é remanescente de quilombola, tem uma grande devoção pelo seu padroeiro, anualmente é promovida grande festa, onde acontece o CARREGO DA LENHA, também conhecida como a “procissão da lenha”, onde todos os anos, sempre pela manha, acontecendo à missa do dia do padroeiro, toda comunidade acompanha a bandeira carregando pedaços de madeira, galhos secos, embalados por uma banda musical executando acordes melódicos do ritmo do coco de roda e assim caminham por toda a comunidade, e findam o percurso na frente da matriz onde depositam a lenha para oito dias após o termino dos festejos ser realizada a queima da fogueira, simbolizando assim o momento de aflição que o mártir passou por defender o povo cristão.

São Lourenço, foi amarrado e uma grelha e queimado vivo, não gritou, nem gemeu e sim louvou a Deus enquanto era consumido pelas chamas.


São Lourenço era Diácono da Igreja Romana e morreu mártir na perseguição de Valeriano, quatro dias depois do Papa Cisto II e seus companheiros, os quatro Diáconos Romanos, no séc. IV da era Cristã.












































































Confira os Videos da Procissão da Lenha:




Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top