COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem




Um dos Episódios mais interessantes da história da colonização brasileira aconteceu no litoral Norte de Pernambuco, mais especificamente no distrito de Tejucupapo, município de Goiana Mata norte de Pernambuco, na tarde deste domingo (27). Nesta localidade, há 358 anos, as mulheres conseguiram a proeza de expulsar, com panelas de barro, água fervente com pimenta e utensílios de pesca, os invasores holandeses naquela que ficou conhecida como a Batalha das Heroínas de Tejucupapo. 

Não fosse a bravura e garra das mulheres da comunidade, Tejucupapo, a 63 km do Recife, não teria história para contar. Há vinte e um anos, os moradores do distrito realizam esta representação teatral em homenagem as suas heroínas do passado, entre elas Maria Quitéria, Maria Camarão, Maria Clara e Joaquina, assim lembradas pela população. 

Escondidas numa trincheira, elas atacaram jogando a misturado compimenta, sobretudo nos olhos dos inimigos. Para os tejucupapenses foi um episódio de tristeza e destruição, mas também de vitória, que merece ser comemorado e contado. Visitantes de várias cidades da região vieram conferir o evento, especialmente habitantes de Goiana, Recife e Olinda.

O grupo de dança da professora Marciana e as Bandas da Universidade Infantil de Igarassu e a Banda Local da Escola Presidente Costa e Silva participaram da cerimônia de abertura no Hasteamento das Bandeiras.

O espetáculo foi idealizado pela enfermeira Luzia Maria e hoje é dirigido por seu filho José Augusto, são cerca de 300 atores da localidade, em sua maioria mulheres, que se reúnem para contar a história da primeira batalha que se tem relatos de envolvimento com mulheres em combate armado no Brasil.

A encenação da “Batalha das Heroínas” contou com o apoio da Prefeitura de Goiana, através da AD Goiana, Sesc, Empetur, Secretaria de Cultura, Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Goiana, Fred Gadelha, o vice-prefeito, Carlos de Joca, a Secretária da Agencia de Desenvolvimento de Goiana, Micheli Barreto, o Deputado Botafogo Filho, os vereadores Ramilson e Olga Sena, Ana Silveira, José Geraldo, FIAT,  entre outras autoridades.















































































Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top