
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Goiana, após receber uma denúncia da Colônia de Pescadores Z 14 sobre lançamento de efluentes que estavam poluindo o Rio Goiana, formou uma comissão e visitou a fábrica responsável pela ação, há cerca de um mês. Na reunião, a empresa explicou que, devido ao mau funcionamento de um maquinário novo, houve um transbordo no canal da comunidade e afirmou que resolveria a situação.
Mesmo após a notificação, o presidente da Colônia de Pescadores, André Nogueira, procurou a Prefeitura novamente para relatar que o problema persistia, pois a água do Rio estava escura e apresentando mortalidade de peixes. “Verificamos a denúncia e encaminhamos um ofício para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que veio ao município fazer análise e visitar a empresa, a qual admitiu que o problema havia se estendido mas já estava solucionado”, disse o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Marcelo Andrade. A gestão municipal também informou ao ICMBio (Resex Chico Mendes) para fosse verificado o impacto na área e tomada as devidas providências.
Diante do crime ambiental e do problema social ocasionado por conta da poluição, pois os pescadores não tem como tirar o seu sustento do rio, a Prefeitura de Goiana entrou em contato com o Ministério da Pesca e Aquicultura solicitando doação de cestas básicas para atender a comunidade enquanto o processo não é definitivamente resolvido.
Secom
Nenhum comentário: