Style2

Mais Informações Clicar na imagem



Oftalmologista Alexandre Ventura faz alertas importantes sobre a visão, seja na aglomeração das festas ou para quem escolhe a praia para fugir da folia

Faltam poucos dias para o início do Carnaval. Para quem gosta de curtir a folia, é o momento dos últimos preparativos de fantasias, adereços e maquiagem. Já quem prefere relaxar, a praia costuma ser a melhor opção para correr dos confetes e serpentinas. Porém, uma coisa une esses dois grupos: a preocupação com a saúde dos olhos.

O oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destacou os principais cuidados para esta época do ano, seja você folião ou não. Confira, em tópicos, alguns alertas do médico.

Para o folião
Lente de contato
“Para quem usa lente de contato no Carnaval, muito cuidado. Jamais lave o objeto com qualquer água. Sei que é difícil, por conta da multidão, mas é bom levar sempre um estojo com soro fisiológico. Já vi casos de pessoas que perderam a visão porque lavou a lente de forma inadequada. No Carnaval, caso precise, compre uma água mineral para fazer a lavagem. Porém, claro, as mãos têm de estar limpas”.

Conjuntivite
“Quando há qualquer tipo de aglomeração pode ocorrer a conjuntivite. Ela pode ser um dos sintomas do resfriado, por exemplo. Tem também os produtos químicos, como aquela espuma, e no olho pode causar irritação. Tudo isso, mais o calor, ajuda na proliferação desse problema. É importante ter cuidado com a maquiagem, glitter e protetor solar. O contato deles nos olhos causa irritações, principalmente ao coçar”.

Para quem foge da agitação
Crianças
“Muita gente escolhe a praia para fugir da aglomeração. E com a criançada tem de ter o cuidado redobrado. O sol pode levar a insolação da pálpebra, o protetor solar pode bater no olho. Mas minha maior preocupação em relação aos pequenos é quando a criança vai à praia, piscina e tem contato com o excesso de sal ou cloro nos olhos, que podem ocasionar muitos problemas. Além disso, tem a areia e vento que, ao bater nos olhos, incomoda”.

Óculos
“Quando os óculos têm o selo do Inmetro, a proteção é garantida. Ao usar óculos de sol, nossa pupila dilata mais, pois a lente é mais escura. Quando você tem o objeto sem a proteção UV/UVB, a luz entra com mais força na pupila. É um falso conforto. É melhor ficar sem óculos do que usar um falsificado. E na praia tem muito ambulante comercializando este tipo de produto sem a devida proteção”.

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top