COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem




Audiência pública contou com a participação de várias autoridades e representantes culturais

Preocupado com a preservação da memória e identidade histórica e turística da cidade de Goiana, o vereador Carlinhos Viégas (PSB), promoveu na última quarta-feira (07), uma audiência pública para criação do Conselho de Patrimônio Histórico de Goiana.

"Se observarmos a história das grandes civilizações, teremos uma visão mais apurada da importância pela preservação da memória e do patrimônio. Hoje algumas ruínas ajudam a recontar a história do que em outrora fora sinônimos de poder econômico, arte, força e religiosidade. O Conselho será responsável pela pesquisa, identificação, proteção e valorização do patrimônio cultural goianense, além de novas formas e medidas para regulamentar e valorizar os prédios tombados da cidade, diante da ausência de políticas públicas do Poder Executivo Municipal", explicou Carlinhos Viégas.

O evento contou com a participação dos representantes do Legislativo Municipal, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Santa Casa de Misericórdia de Goiana, Convento e Igreja de Santo Alberto de Sicília e Cruzeiro de Goiana e da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Artístico Cultural, além de movimentos culturais, servidores públicos, vereadores e sociedade civil.

O presidente do IHAGGO, Harlan Gadelha, mencionou várias situações que estão comprometendo a riqueza cultural de Goiana e denotam a falta de sensibilidade da atual gestão, "Se não fizermos nada, dentro em breve, nós não teremos mais traços da nossa história. No ano de 2019 quanto foi arrecadado (pela Prefeitura) e depositado no Fundo Municipal de Cultura de Goiana? Qual foi o destino do dinheiro e pra quem foi? É preciso despertar esse interesse, despertar essa vontade. Goiana não pode continuar a pensar pequeno, porque ela hoje ela é grande. O maior crescimento proporcional de ICMS do Brasil é de Goiana. O que nos falta? Proponho aqui a criação do Conselho Municipal de Preservação e que não vai gerar nenhuma despesa para o município. E, se o prefeito vetar, cabe o Legislativo negar o veto. Vamos mostrar à Pernambuco que Goiana quer de verdade defender seu patrimônio histórico e cultural", comentou.

O Conselho representará a efetivação da participação da sociedade civil em cooperação com o Estado para a formulação e execução das políticas de preservação dos bens culturais. Trata-se de uma instância que assegura o cumprimento dos mandamentos constitucionais sobre a democracia participativa.



Ascom Câmara de Goiana

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top