Style2

Mais Informações Clicar na imagem

 



Estivemos hoje reunidos , (09 de março de 2021), no Gabinete da Prefeitura  Municipal de Goiana, com o poder Executivo. 

O IHAGGO representado pela COMISSÃO ORGANIZADORA E EXECUTIVA COMEMORATIVA DO BICENTENÁRIO DA JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA – 1821. 

Presentes: 

- Dr. Harlan de Albuquerque Gadêlha Filho (Presidente do IHAGGO )

- Dr. Hercijane Bandeira de Melo (Coord. da Comissão ) 

- Maria Helena Rodrigues Silveira ( I Vice Presidente do IHAGGO ) 

- Edilson Oliveira da Silva ( Diretor Tesoureiro do IHAGGO) 

- Josemary Borba  ( Assessora Especial e Coord. do Projeto Paredes que Contam a História). 

- Luiz José de França ( Associado Honorário ) 

De forma remota : 

- Solange Guimarães Valadares de Sousa ( II Vice Presidente do IHAGGO ) 

- Dr. Roberto Marques Pereira ( Associado  Correspondente ) 

- Josemir Camilo de Melo  ( Associado Correspondente) 

Representando a PMG estavam o Exmo. Prefeito Eduardo Honório e o Sr. Osvaldo Vieira .

O Presidente  protocolou os Ofícios dirigidos ao Prefeito  solicitando aprovação de Convênio para solução de necessidades urgentes relacionadas  às Comemorações da Junta Governativa de Goiana. A Pauta também foi protocolada.

A equipe de Comunicação da Prefeitura fez a cobertura da transmissão e o registro fotográfico ficou com Carmelo Antonio de Oliveira (Associado Honorário).

Aberta a reunião o Prefeito pediu que  fizéssemos  um minuto de silêncio rezássemos  um Pai Nosso, pelas pessoas que perdemos e das que se encontram nos leitos dos hospitais, decorrentes do Coronavírus.  Após, agradeceu a presença de todos, inclusive os que participavam por via remota. Passou a palavra ao Presidente que apresentou a Comissão Organizadora e Executiva Comemorativa do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana de 1821, e os demais confrades. O Presidente fez uma importante retórica sobre a revolta de 1821, falou da comemoração dos dois grandes eventos  em Pernambuco; da junta Governativa de Goiana, e da Convenção de Beberibe. Da Instalação da Junta na Casa de Câmara e Cadeia na rua Direita, em 29.08  presidida por Francisco Paula Gomes dos  Santos,  do encontro das tropas de Goiana junto com as vindas de toda mata norte na Soledade, saindo daqui com 600 homens e  chegando a Olinda com 7.000,00 homens determinados a derrubar o tirano e ditador o General Português Luiz  do Rego Barreto, perseguidor dos Pernambucanos ,  a chegada a Recife, o combate, a derrota do General  pelas tropas de Goiana, da assinatura da Convenção de Beberibe, acordo feito em 05.10.1821,  o retorno do General a Portugal. Gervásio Pires assumindo o governo de Pernambuco. O retorno da tropa de Goiana a sua cidade. O sentimento de independência, quando Pernambuco se rebela contra a Coroa portuguesa. 

O privilégio de Goiana de ter um Instituto Histórico  Arqueológico e Geográfico de Goiana que comemoroun o ano passado 150 anos e, ser o Instituto Municipal mais antigo do Brasil, o 4º Instituto Histórico mais antigo do Brasil, ficando atrás apenas do Instituto Brasileiro, do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano e do Instituto Histórico de Alagoas.  Afirmou que não poderíamos deixar de comemorar de forma intensa o Bicentenário da Junta Governativa, Informando ainda que além de Presidente do IHAGGO foi nomeado pelo Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano a presidir a Comissão a nível de estado para a comemoração do Bicentenário da Junta governativa de Goiana.  Fez  a citação que  “ A Junta começa em Goiana, mas   a Convenção de Beberibe termina em Olinda”.  Ressaltou a importância da reunião com o DD Prefeito para negociar e estimular esse reconhecimento de Goiana solicitando que  a prefeitura se envolva em todo ano de 2021, e a rede de educação deve ser Fórum das celebrações  com premiação e outras diversas atividades. Amanhã (10.03) terá reunião com Gilberto Freire Neto para estabelecer o Calendário das Comemorações  em 2021. Citou as atividades já iniciadas pela Comissão a nível estadual . 

Falou ainda, dos Heróis  como o Português Mena Calado, da Família Souto Maior, de Tejucupapo, o Projeto de interesse de Marcos Albuquerque  em relação ao projeto para o Tombamento da área, do requerimento ao Exercito  para incluir na rot que estão preparando, área das Trincheiras  de Tejucupapo, citou as cidades que tomaram parte da revolução de 1821,   do fato das pessoas desconhecerem a História da Junta governativa de 1821 e não valorização de Goiana. Falou sobre o Professor Josemir Camilo de Melo que residiu durante sua infância e Juventude em Goiana, um grande Historiador, da proposta entregue ao vereador de Goiana,  para o seu reconhecimento e receba  o título de cidadão Goianense.   Falou  sobre a Importância do IHAGGO, o  engrandecimento da Comemoração do seu Sesquicentenário, apresentou o Selo comemorativo dos 150 anos do IHAGGO que já está com o Embaixador  em Genebra na Suíça.

 O presidente informou,  ainda  sobre a luta  dos Confrades e Confreiras para manutenção do Instituto, não contarmos com qualquer ajuda e as despesas assumidas pelos Associados. Falou do exemplo de  Maria Helena ter disponibilizado livros para o resgate da História. Depois, leu a pauta que foi protiocolada, individualizando e esclarecendo as respectivas solicitações entre elas, a confecção de 200 medalhas , e a quantidade deve-se  aos 200 anos da Hístória de Goiana esquecida pelos Historiadores. O Presidente falou que o Prefeito poderia criar a sua representação por Comissão da Sociedade  paritária, para representações  para seguirmos juntos  com o IHAGGO. 

A Vice presidente Maria Helena manifestou interesse em solicitar do Ricardo Essinger,  um ou dois km da área das trincheiras seja preservado. 

Finalmente, o Excelentíssimo Sr. Prefeito se disse feliz pelo envolvimento de cada um dos envolvidos  visando o bem de  Goiana terra amada, pelo resgate da História a  ser reconhecida na posteridade por filhos e netos, reafirmando seu compromisso em fazer todo o possível para realizar as solicitações que foram solicitadas pela Comissão em nome do IHAGGO.

A reunião foi considerada pelos participantes como Proveitosa,  com a importante aproximação do poder Executivo com o IHAGGO, tão necessário para Goiana e sua História. 

 Estamos aguardando as decisões da Prefeitura! Em 09.03.2021.




Esta Ata foi lida e aprovada  por todos os participantes.

_______________

Harlan De Albuquerque Gadelha Filho

_______________

Hercijane Maria Bandeira de Melo

_______________

Maria Helena Rodrigues da Silveira

_______________

Solange Guimarães Valadares

_______________

Edilson Oliveira 

_______________

Josemary Pereira  Borba

________________

Roberto Pereira

________________

Josemir Camilo de Melo

_______________

Luiz de França

Ascom 

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top