A Prefeitura de Goiana inaugurou, nesta quarta-feira (5), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria do Carmo Dantas Guimarães, na comunidade de Povoação de São Lourenço. A nova unidade conta com 40 profissionais e amplia a oferta de educação infantil no município, atendendo famílias da região.
Com investimento de R$ 8.037.826,30, o CMEI tem capacidade para atender até 160 crianças, com vagas para berçário, creche e pré-escola, destinadas a bebês a partir de quatro meses até crianças de cinco anos.
A estrutura foi planejada para oferecer conforto, segurança, acessibilidade e um ambiente adequado ao desenvolvimento infantil. A unidade dispõe de oito salas de aula climatizadas, dois berçários, sala multiuso, sala de recreação, pátio coberto, playground, jardim, refeitório, cozinha, lactário, fraldário, lavanderia, almoxarifado, depósito, área de triagem e armazenamento de alimentos, além de salas para professores, coordenação pedagógica, secretaria e diretoria.
O prédio também conta com acessibilidade universal, incluindo rota acessível para pessoas com baixa visão, banheiros adaptados, ventilação e iluminação naturais e estrutura preparada para atender crianças com deficiência.
Durante a inauguração, o prefeito Marcílio Régio destacou a importância da entrega da unidade para a comunidade. "Eu sonhava com essa creche e hoje estou muito feliz de poder entregar esse equipamento à comunidade", afirmou.
A nova sede substitui o espaço onde o CMEI funcionava anteriormente. Segundo a diretora da unidade, Dalcy Gomes de Melo, as atividades serão transferidas para o novo prédio a partir da próxima terça-feira (11), após as comemorações do padroeiro São Lourenço. "Isso aqui era aguardado há muitos anos e temos agora uma estrutura adequada para nossas crianças. Estamos muito felizes e toda a equipe está pronta para oferecer o melhor da educação aos alunos", destacou.
A unidade recebeu o nome da professora Maria do Carmo Dantas Guimarães, conhecida como Carminha Dantas. A homenagem, proposta pelo vereador Cid do Caranguejo e aprovada pela Câmara Municipal, reconhece a trajetória da educadora, que alfabetizou crianças em sua própria residência em um período de escassez de salas de aula, tornando-se referência para diversas gerações.
Filha da homenageada, Fabíola Carvalho lembrou que a mãe sempre acreditou na educação como instrumento de transformação social e que sonhava em ver as crianças estudando em uma estrutura adequada. "Minha mãe via na educação um caminho para que uma pessoa pudesse um dia ser juiz, prefeito, vereador, engenheiro ou médico", afirmou.
Ela também destacou o reconhecimento recebido pela professora ao longo da vida. "Hoje eu tenho orgulho de encontrar pessoas que dizem que minha mãe mudou suas vidas", relatou, lembrando que a educadora exerceu o magistério por vocação.
A solenidade contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da comunidade escolar, familiares da homenageada e moradores da Povoação de São Lourenço.


Nenhum comentário: