Com apoio da Prefeitura, projeto realiza programação gratuita nos dias 21 e 22 de outubro, com oficinas, apresentações e atividades de recitação no Teatro do Sesc Ler Goiana
A poesia que nasce da voz, ganha forma nos versos e atravessa gerações estará em destaque em Goiana com o projeto Vozes da Cultura Popular 2026, nos dias 21 e 22 de outubro. A iniciativa reúne apresentações de repente e literatura de cordel, além de atividades de recitação com estudantes, aproximando diferentes públicos das tradições que fazem parte da identidade cultural nordestina.O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural, e oferece uma oportunidade de contato com manifestações artísticas que preservam histórias, memórias e saberes populares.
A experiência começa nas escolas, onde foram realizadas oficinas que apresentaram aos alunos o universo do cordel e da oralidade. Depois das atividades, os estudantes puderam se inscrever para participar da programação, incluindo as recitações. A proposta é estimular o contato com a poesia de maneira participativa, permitindo que os alunos não apenas conheçam essas expressões culturais, mas também experimentem a palavra como forma de criação e comunicação.
Para os estudantes, a vivência pode despertar a criatividade, o interesse pela leitura e pela escrita e o reconhecimento das tradições que compõem a cultura da região. Já para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a atividade abre espaço para a valorização das experiências pessoais, das memórias e dos conhecimentos construídos ao longo da vida. A recitação aproxima a literatura da realidade dos participantes e transforma a escuta, a expressão oral e a troca de experiências em parte do processo de aprendizagem.
A programação também é um convite ao público em geral. No repente, os cantadores constroem versos a partir do improviso, da musicalidade e da interação. No cordel, histórias e acontecimentos ganham ritmo e forma por meio de narrativas rimadas, mantendo viva uma tradição literária que continua presente no cotidiano nordestino.
As atividades serão realizadas no Teatro do Sesc Ler Goiana, com capacidade informada de 289 pessoas por dia. No dia 21 de outubro, às 13h, haverá uma sessão destinada às escolas convidadas, com apresentação de repente de Edilson Ferreira e Antônio Lisboa, sob mediação de Vinicius Sousa. No dia 22, às 13h, a programação será aberta ao público, com apresentação de cordel de Edivaldo Lima e Rozineide Orlando, também mediada por Vinicius Sousa. Às 19h, haverá uma sessão destinada às turmas da EJA e aberta ao público, com atividades de recitação. Todas as sessões contarão com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Vozes da Cultura Popular 2026 é realizado pelo Dan Cultural e pelo Lampejo, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura de Pernambuco, do Governo do Estado.
SECOM/GOIANA
SERVIÇO
Projeto: Vozes da Cultura Popular 2026
Datas: 21 e 22 de outubro de 2026
Local: Teatro do Sesc Ler Goiana
Capacidade informada: 289 pessoas por dia
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Tradução em Libras.
PROGRAMAÇÃO
21 de outubro, às 13h
Sessão destinada às escolas convidadas
Repente com Edilson Ferreira e Antônio Lisboa
Mediação: Vinicius Sousa
22 de outubro, às 13h
Sessão aberta ao público
Cordel com Edivaldo Lima e Rozineide Orlando
Mediação: Vinicius Sousa
22 de outubro, às 19h
Sessão destinada às turmas da EJA e aberta ao público, com atividades de recitação.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

Nenhum comentário: