Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem




            A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Nos casos mais graves pode evoluir com morte.
            O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Ou seja existem 4 tipos de evolução da doença , umas mais fracas outras mais fortes.
            Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.
SINTOMAS:
DENGUE CLÁSSICA: com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata.
DENGUE HEMORRÁGICA: A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.
O intervalo entre a picada e a evolução da doença é de cerca de 5 a 6 dias.
Foto 1
TRANSMISSÃO
A dengue é transmitida através de um mosquito chamado Aedes aegypti.
Contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.


TEMPERATURA
          A temperatura contribui muito para a procriação do mosquito( em torno de 30 a 32 graus). Após o depósito dos ovos pela fêmea do mosquito, em cerca de 10 dias os ovos eclodem.  A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C,
O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

A água parada em ambientes quentes e úmidos é um ótimo local para procriação do mosquito da dengue. Então evitar a água parada ainda é o melhor caminho para evitar a DENGUE

TRATAMENTO
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

Bruno Salsa é formado em bacharelado em Enfermagem, é Enfermeiro Chefe da Unidade de Saúde Baldo do Rio em Goiana, Pós Graduado em Saúde Pública, Enfermeiro Socorrista do Samu Goiana, Instrutor em Referência na Zona da Mata Norte para a Formação de Socorristas (Curso de APH), Professor do Centro de Ensino Técnico de Goiana (CENTEG), Enfermeiro Chefe no Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (Hospital Clementino Fraga em João Pessoa).Fonte Anderson Pereira.

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top