COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem




Um dos episódios mais interessantes da história da colonização brasileira aconteceu no litoral norte do Estado de Pernambuco, mais especificamente no distrito de Tejucupapo, município de Goiana Mata norte de Pernambuco, na tarde deste domingo (29). Nesta localidade, há 356 anos, as mulheres conseguiram a proeza de expulsar, com panelas de barro, água fervente com pimenta e utensílios de pesca, os invasores holandeses naquela que ficou conhecida como a Batalha das Heroínas de Tejucupapo. 

Não fosse a bravura e garra das mulheres da comunidade, Tejucupapo, a 63 km do Recife, não teria história para contar. Há dezenove anos, os moradores do distrito realizam esta representação teatral em homenagem as suas heroínas do passado, entre elas Maria Quitéria, Maria Camarão, Maria Clara e Joaquina, assim lembradas pela população. 

Escondidas numa trincheira, elas atacaram jogando a mistura com pimenta, sobretudo nos olhos dos inimigos. Para os tejucupapenses foi um episódio de tristeza e destruição, mas também de vitória, que merece ser comemorado e contado. Visitantes de várias cidades da região vieram conferir o evento, especialmente habitantes de Goiana, Recife e Olinda.


DENÚNCIA :
Antes da apresentação a idealizadora do teatro dona Luzia fez um apelo as autoridades presente, segundo ela o teatro está sendo devastado pelo proprietário do engenho para plantação de cana-de-açúcar, e afirma esse espetáculo é nosso, do povo de tejucupapo, da história de Pernambuco, não podemos permitir que esse senhor destruía nossa história.

O blog do Álvaro Mello constatou a devastação, dentro do cenário da batalha das heroínas, há marcar de tratores, segundo fontes a área seria toda desmatada para a plantação da cana- de- açúcar, não conseguiram porque avisaram a dona Luzia a tempo, ela junto com seu filho José Augusto conseguiram conter a devastação antes que destruissem toda à área.

Realmente é muito triste o que estão fazendo com o marco histórico de Tejucupapo, estive na encenação em 2010 e notei que a área onde é encenado o espetáculo foi reduzida, existiam umas árvores por traz que proporcionava uma grande sombra e quem estava nas arquibancadas não reclamava do calor, torcemos para que as autoridades que se fez presente no espetáculo tome alguma iniciativa para que esse evento não seja prejudicado, porque se depender da garra e força de vontade do povo de Tejucupapo esse evento histórico nunca irá acabar.





Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

  1. Realmente, a área no local do tetro está sendo toda reduzida,esperamos que alguma coisa positiva aconteça para parar esse abuso contra a natureza e a nossa história.Pedimos ajuda contra a esse holandês verde amarelo.

    ResponderExcluir

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top