Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem


FOTOS: JADEILTON NASCIMENTO


Um filhote de Baleia da espécie Jubarte de aproximadamente (4) metros encalhou na praia de Ponta de Pedras no Litoral Norte de Pernambuco por volta das 10:30 hs da manhã desta terça (09) segundo Jadeilton do Nascimento (31)  estavam conversando ele, Valdir Amorim e Henrique Pereira, quando avistaram uma enorme mancha preta se aproximando da orla marítima, quando perceberam que se tratava de um filhote de baleia, eles correram para resgatar, segundo eles foram mais ou menos meia hora para devolver do filhote ao mar, “o filhote estava com sorte porque o mar estava enchendo, se ela encalhasse com a maré secando ela poderia não resistir ao calor e morrer” comenta o pescador.
Pela primeira vez uma baleia encalha em Ponta de Pedras, já houve registros de Baleias mortas aparecerem na beira mar, os pescadores estão espantados com esse fato.

A baleia-jubarte (Megaptera novaengliae), também conhecida como baleia-cantora, baleia-corcunda e baleia de bossa é um mamífero marinho pertencente a ordem Cetacea e a sub-ordem dos Misticetos. Esta baleia possui uma ampla distribuição em todos os oceanos do mundo, sendo que em épocas reprodutivas buscam zonas costeiras com profundidades inferiores que 200 metros.
As baleias-jubarte foram protegidas no ano de 1964, no hemisfério sul, quando através de acordos internacionais promovidos pelaComissão Baleeira Internacional (CBI), a caça foi proibida, sendo que a partir deste momento os diferentes estoques iniciaram uma lenta recuperação de sua população, porém ainda são consideradas baleias ameaçadas de extinção.

A baleia-jubarte, também chamada baleia corcunda ou preta é conhecida por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realiza (saltos, exposição de cabeça e nadadeiras, etc.) e por um desenvolvido sistema de vocalização. A baleia-jubarte possui nadadeiras peitorais muito grandes, que podem chegar a medir o equivalente a quase um terço de seu comprimento total. Por isso o nome do gênero Megaptera (mega: imensa; e pterus: asa). Possuem coloração escura no dorso e clara no ventre.
As fêmeas, um pouco maiores que os machos, podem alcançar 16m de comprimento e pesar 40 toneladas, sendo que os filhotes nascem com cerca de 4m após 12 meses de gestação.
A cabeça é coberta de pequenas calosidades redondas e o borrifo é espalhado, em forma de balão.
















Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top