Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem



O sol ainda não tinha raiado na manhã deste sábado (08), quando os devotos de Iemanjá do terreiro de Umbanda Santa Bárbara da cidade de Goiana se concentravam na Beira mar de Ponta de Pedras no Litoral Norte de Pernambuco.

Ao som dos atabaques, e repletos oferendas como, balaios de flores, perfumes e muita festa, mães e filhos de santo cumpriram as obrigações do ritual.

Diversas pessoas acordaram cedo para assistir o culto em louvação a Iemanjá a mãe de todos os orixás; símbolo de bondade e de prosperidade; metade mulher, metade peixe; deusa dos mares; dona da fartura, Iemanjá está para a Umbanda, assim como Nossa Srª da Conceição está para o Catolicismo.

Segundo Lusitânia Lemos (37) filha de Edileusa Maria da Conceição (65) conhecida como (Dona Edileusa), há 45 anos nosso terreiro vem para Ponta de Pedras festejar nossa Mãe Iemanjá.

No Candomblé, durante o Xirê dos Orixás (dança dos Orixás), suas Iaôs trazem um leque de metal branco nas mãos e tocam alternadamente a testa e a nuca, com as mãos, numa saudação à Regência de Iemanjá na vida dessas filhas. Alguns entendem que por esse gesto, de tocar a testa e a nuca, Iemanjá procura chamar a atenção para a beleza do seu penteado de rainha.

As saudações mais usadas para Iemanjá são: Odoiyá (ou Odoyá); Odô Miô (ou Omio; ou Omiodo); Odociaba (ou Odociyabá; ou Odofiaba; ou Odô-fe-iaba)- significando “Mãe do rio” ou “Mãe das águas”. São verdadeiros mantras de Iemanjá que, ao serem pronunciados com amor e reverência, atraem as Irradiações da Mãe Divina.










































Confira os Videos:



Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top