Começaram hoje (13), as aulas do Caminhos do Cuidado, uma formação em saúde mental para Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Técnicos de Enfermagem de Goiana. As turmas são formadas por 40 pessoas e, neste primeiro momento, duas foram formadas.
O curso, que aborda a temática do crack, álcool e outras drogas, terá sua carga horária dividida em 40 horas teóricas e 20 horas práticas. As aulas estão sendo ministradas no prédio da Faculdade de Goiana e, posteriormente, os participantes irão a campo, tratar das questões de prevenção e combate às drogas em suas próprias comunidades, no que se refere à abordagem e assistência aos usuários.
Segundo Naiade Melo, instrutora do curso, Caminhos do Cuidado é voltado para os profissionais da atenção básica justamente pelo papel estratégico que eles desenvolvem em seus territórios. “Os agentes de saúde e endemias, assim como os técnicos, são os atores principais na disseminação da informação e no combate às drogas no dia-a-dia. São eles que estão em contato diretamente com a população” disse.
O Caminhos do Cuidado é uma parceria do Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz, Rede Colaborativa em Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde, Grupo Hospitalar Conceição, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde, Governo de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Goiana.
Secom
Nenhum comentário: