Sigam Nossa Pagina

Style2

Mais Informações Clicar na imagem





No último domingo (01), o mundo comemorou o dia de combate a AIDS.  Neste dia, o mundo inteiro demonstra sua preocupação no combate a doença e também ao preconceito que os portadores do vírus HIV sofrem diariamente, por falta de informações pertinentes, pois, quando tratado adequadamente, o vírus não é letal.
Para melhor atender estes pacientes, a Prefeitura de Goiana implantou o SAE (Serviço de Atenção Especializada para pessoas vivendo com HIV/AIDS) que juntamente ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) têm prestado um serviço essencial no diagnóstico precoce de DST’s, bem como a aplicação e acompanhamento do tratamento.
O CTA é uma unidade de saúde que oferece diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a sífilis e hepatites B e C. Agora, a unidade também oferece, gratuitamente, o teste rápido da infecção pelo HIV. O acompanhamento é feito por especialistas capazes de oferecer aconselhamento pré e pós-teste, ajudando o paciente na interpretação dos resultados.
A implantação do CTA no município aconteceu em 2005 e fica localizado no Loteamento chaves, nº 484, por trás do Colégio Benigno Pessoa de Araújo, Cidade Nova. No mesmo prédio funciona o programa SAE, que oferece o tratamento para pessoas infectadas desde o dia 04 de junho deste ano.
Atualmente, três aconselhadoras, biomédico e técnico de enfermagem fazem parte da equipe do CTA, atendendo das 8 às 12h.  O SAE conta com enfermeiro, psicólogo, médica infectologista e técnico de enfermagem e funciona de 13:00 às 17:00  horas. Crianças de 0 a 11 anos precisam de uma autorização dos responsáveis para realizar o exame.
Além de exames, o CTA disponibiliza preservativos femininos e masculinos e lubrificantes para todos os grupos de risco. Nos meses de janeiro a setembro deste ano, foram realizados 1.923 atendimentos. O objetivo é conscientizar a população de que é possível prevenir e tratar essa enfermidade, além de quebrar o tabu que circunda o tema.

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top