COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem



Hoje, dia 18 de setembro, o Detran-PE dá largada às ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT), evento anual cuja realização está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O tema da SNT 2014, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”. O ano de 2014 foi dedicado ao pedestre, em sintonia com a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de, até 2020, reduzir em 50% o índice mundial de acidentes de trânsito.
Os principais eventos da SNT serão a décima edição do Seminário de Educação de Trânsito – que acontece hoje, a partir das 9 da manhã, no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) – e a XIV Feira de Educação de Trânsito, que ocorrerá nos dias 24 e 25, das 9h às 17h, no Sítio da Trindade, localizado no bairro de Casa Amarela.
A escolha do pedestre como foco da SNT 2014 não é acidental. O DETRAN-PE contabilizou, em 2014, até o momento, 5390 infrações que colocam em risco a segurança dos pedestres. Isso, tomando-se como referência apenas as sete infrações mais cometidas, de um total de 16 que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estão diretamente relacionadas ao pedestre.
Confira um resumo das principais ações para a SNT 2014:
DÉCIMO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO
O décimo Seminário de Educação de Trânsito terá a participação de especialistas em temas relativos ao reconhecimento do papel fundamental do Pedestre no cenário do trânsito. São eles:
A Diretora do Centro de Prevenção às Dependências, Ana Glória Melcop, que fará a palestra “Pedestre: o seu direito de caminhar”, abordando como a vulnerabilidade dos pedestres está associada à desigualdade social entre os atores do trânsito, influenciada pelos símbolos de status construídos culturalmente. Outro foco da pesquisadora é como a ingestão de álcool pelos pedestres pode contribuir para aumentar sua exposição ao risco de acidentes.
O advogado e pesquisador Sérgio Murilo, da Uninassau apresentará uma pesquisa cujo título é o questionamento “É possível andar pelas calçadas do Recife?”.
O arquiteto e pesquisador Artur Mendonça, da Uninassau, apresentará o Projeto Calçada Itinerante.
PROJETO CALÇADA ITINERANTE – O projeto Calçada Itinerante estará visitando, entre os dias 19 e 25, diferentes locais, a exemplo da sede do DETRAN (bairro da Iputinga, zona Oeste de Recife) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Trata-se de uma maquete de 18 metros de extensão, que simula uma calçada real com a diferença de poder ser levada para diferentes lugares. A Calçada Itinerante traz os principais obstáculos que dificultam a mobilidade do pedestre. Uma estratégia do projeto, por exemplo, é vendar as pessoas, que forem usar a Calçada, permitindo a elas experimentar como se sente uma pessoa com deficiência diante dos obstáculos presentes nas calçadas efetivamente presentes nas ruas.
OPERAÇÃO TRÂNSITO SEGURO NA FAIXA – Entre os dias 22 e 25 de setembro, a Operação Trânsito Seguro, do DETRAN-PE realizará fiscalização educativa, na Região Metropolitana e no Interior do Estado, em áreas acessadas por pedestres, a exemplo, das faixas de pedestre, calçadas e cruzamentos, orientando condutores e pedestres sobre como proceder para evitar o cometimento de infrações e evitar o risco de acidentes.
XIV FEIRA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO – dias 24 e 25 de setembro, das 9 às 17h, no Sítio da Trindade
Em 2014, a Feira de Educação de Trânsito do DETRAN, marca inconteste das ações da Semana de Trânsito no Estado de Pernambuco, acontecerá pelo segundo ano consecutivo no Sítio da Trindade, que, com sua área verde, favorece a integração do público em geral. Estima-se que cerca de cinco mil pessoas passarão pelo Sítio para visitar a XIV Feira de Trânsito, onde estarão presentes 25 stands de órgãos públicos, empresas e instituições de ensino, apresentando os projetos de Educação de Trânsito desenvolvidos por elas nos últimos doze meses. Haverá ainda palco por onde passarão.
Além dos stands, a Feira de Educação de Trânsito contará com atividades de palco apresentadas por alunos das redes pública e privada de ensino, de diferentes níveis (ensinos fundamental e médio). As apresentações buscam registrar o dia-a-dia do trânsito por meio da dança – em ritmos que vão do rap ao frevo, passando pelo carimbo – e do teatro. Haverá ainda Circuito para Test Drive de Bicicletas e presença da CELPE, fazendo doação de lâmpadas ( duas lâmpadas por cliente que apresentar a conta de agosto paga) e pré-inscrição no Projeto Nova Geladeira. Para efetuá-la, é necessário, preencher determinados requisitos e apresentar conta de energia com vencimento no mês de agosto. Maiores informações no site da CELPE (www.celpe.com.br).
PROJETO AVATAR PARA EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NA LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Um dos destaques da XIV Feira de Educação de Trânsito é a apresentação de plataforma tecnológica de Captura Digital de Performance Humana (APC), por meio da qual se constroem avatares (personagens animados em 3D) que funcionam como intérpretes da legislação de trânsito para pessoas com deficiência auditiva.
A empresa Brava Autonomia terá um stand onde demonstrará o processo de criação computadorizada de avatares (personagens animados em 3D) capazes de traduzir a legislação de trânsito para Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). O processo é semelhante ao que ocorre em filmes como o Expresso Polar, protagonizado por Tom Hanks e o próprio Avatar.  É o que se chama de Animação por Captura de Performance (Animation Performance Capture), que permite transmitir à animações de computador, de maneira interativa, movimentos humanos.
“O termo pedestre é mencionado 69 vezes no CTB enquanto o termo condutor é mencionado 156 vezes. Porém, esta diferença numérica não deve camuflar a realidade de que, no cenário do trânsito, o papel do pedestre é fundamental e incontornável, tendo em vista que nem todo pedestre exerce o papel de condutor, mas todo condutor exerce, impreterivelmente, o de pedestre, o que inclui os ciclistas quando conduzem a bicicleta sem estar montados, empurrando-a”, explica o Presidente do Detran-PE, Carlos Eduardo Amorim Casa Nova.
Fonte: Detran-PE

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top