O Ministério da Educação mudou as regras para quem tem o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e opta pelo ProUni (Programa Universidade para todos) ou vice-versa, ou seja, há novas exigências em relação ao benefício simultâneo de bolsas do prouni com o Fies.
Essa mudança diz que a partir de agora é proibido ser beneficiado com bolsa integral do ProUni e financiamento do Fies. Independente se a pessoa estiver estudando em diferentes cursos de diferentes faculdades.
No entanto, é preciso estar preparado para ter um bom resultado no ENEM e conseguir uma vaga nesses programas de financiamento. Não vacile, esteja preparado para o ENEM acompanhando o Gama Cursos - Goiana/PE.
Por sua vez, as bolsas parciais do ProUni 2015 poderão beneficiar o mesmo estudante caso o Fies sirva exclusivamente de complemento para o mesmo curso de graduação e a mesma faculdade. Assim, só poderão acumular os benefícios aqueles estudantes contemplados pelo ProUni e contratantes do Fies cujo valor da soma do percentual da bolsa e do financiamento for menor ou igual aos encargos do único curso em benefício.
Em suma, o estudante beneficiado por ambos os programas pode fazer duas escolhas: optar pelo benefício da bolsa do ProUni e encerramento do Fies, ou renovação do contrato com o Fies e encerramento da bolsa. Ressaltando que a nova exigência não afeta quem é bolsista parcial do ProUni com complemento exato de despesas do Fies no mesmo curso e na mesma instituição.
Nenhum comentário: