Style2

Mais Informações Clicar na imagem

O anúncio foi feito durante a cerimônia de inauguração do Polo Automotivo da fábrica da Fiat Chrysler (Jeep), em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco

Foto: Guga Matos / JC Imagem


Segundo a presidente, medida faz parte de uma estratégia de desenvolvimento regional do Brasil


Do JC Online

A presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu que o Governo Federal iniciará os processos da licitação da construção do Arco Metropolitano. O anúncio foi feito durante a cerimônia de inauguração do Polo Automotivo da fábrica da Fiat Chrysler (Jeep), em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, realizada nesta terça-feira (28). A licença prévia do lote 2, que liga São Lourenço da Mata a Suape, foi liberada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) na segunda-feira (27) e deu o sinal verde para a aprovação da presidente. O lote 1 será destinado ao Programa Federal de Concessão de Valores.

"Tudo isso faz parte de uma estratégia de desenvolvimento regional que tem como objetivo ter clareza da importância dessa região do Brasil", disse a presidente.

A cerimônia de abertura começou por volta do meio-dia, com uma apresentação cultural de grupos de maracatu e caboclos de lança. A apresentação ficou sob a responsabilidade da jornalista da Rede Globo Glória Maria. Mais de 300 jornalistas de diversas nacionalidades fizeram parte da cobertura do evento.

O primeiro a discursar foi o CEO da Jeep, Stefan Ketter, que enalteceu a participação dos pernambucanos na instalação da fábrica. O papel do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente de avião no ano passado, também foi um dos pontos citados por quase todos que discursaram. "Lula e Eduardo Campos enxergaram a oportunidade de trazer essa fábrica para Pernambuco", disse Ketter. Ao final do discurso, uma homenagem ao ex-governador foi transmitida no telão. A viúva Renata Campos e seus filhos estavam presentes e se emocionaram.

Em seu discurso, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, abordou o impacto que a instalação da fábrica trará para a região. "O fato de a Jeep fazer esse investimento em Pernambuco e no Nordeste dá a certeza que a região está inserida no desenvolvimento do País", explicou.
ARCO_METROPOLITANO-WEB

O governador Paulo Câmara agradeceu a presença de Dilma na solenidade e compartilhou a emoção de ver a realização de um dos desejos de Eduardo Campos. "Essa fábrica é uma realidade graças a muita gente, mas sem dúvida nenhuma graças ao povo do nosso Estado", disse.
No início de seu discurso, Dilma explicou que a inauguração da fábrica fazia parte de uma ação conjunta entre o governo e a empresa e que o empreendimento afirma o compromisso do Governo Federal, dos ministérios e do Estado com o desenvolvimento regional do Brasil. "Nós somos parceiros incondicionais do desenvolvimento do Nordeste e de Pernambuco. Um grande projeto é feito com grandes pessoas", pontuou.

Além disso, Dilma disse que dois terços dos valores investidos na fábrica vieram de empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste (BNB) e disse que "todas as empresas são muito bem-vindas, seja para instalar fábricas, ou para expandir unidades existentes", afirmou..

À frente do governo há 4 anos, a presidente esteve presente na instalação do Complexo Industrial Portuário de Suape, durante a gestão de Lula, o que foi colocado por Dilma como um grande feito em Pernambuco. "Ao longo dos últimos 12 anos, fizemos uma escolha transformadora para Pernambuco, quando decidimos apoiar Suape com o governador Eduardo Campos", relembrou. "Há 10 anos, Suape não passava de um porto bem localizado. Hoje, é um porto que concentra e distribui carga, oferece condições para a instalação de empreendimentos de diversos setores", afirmou a presidente.

Sem ignorar a atual situação política, Dilma lembrou o escândalo de corrupção envolvendo a estatal e a Refinaria Abreu e Lima, em Suape. "Estamos virando a página", disse. Após a solenidade, Dilma seguiu para a base aérea no Recife, na presença do governador Paulo Câmara, de helicóptero.


Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top