COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem







Centenas de estudantes de diversos bairros, distritos e comunidades de Goiana realizaram uma manifestação pacífica na manhã de terça-feira (6). O movimento teve sua concentração às 8 horas, na Praça João Pessoa, Centro.

“A manifestação foi realizada por estudantes do Ensino Médio de algumas escolas estaduais que estão com o rendimento acadêmico comprometido por conta da falta de transporte escolar. Pois, boa parte dos estudantes são moradores dos distritos de Goiana. A sala de aula na qual leciono está com mais de 50% dos alunos faltosos há mais de 15 dias”, relatou a professora Lúcia Brito, educadora há mais de 20 anos na rede estadual de ensino.

Para os estudantes, o não cumprimento do transporte público gratuito, afeta diretamente o rendimento escolar e o planejamento financeiro destes pois, alguns alunos estão arcando com o pagamento de passagens para não perder muitas aulas durante este período enfadonho. Além do problema financeiro, alguns estudantes relataram a redação do Goiana Notícias que os professores estão abonando as faltas. Porém, encontra-se nas faltas às aulas uma outra problemática: a maioria dos estudantes manifestantes estão matriculados no terceiro ano do ensino e isto implica dizer que se encontram nas vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Segundo Izabella Luiz da Silva, estudante da 3ª série do ensino médio, moradora de Carne de Vaca e estudante da Escola Frei Campo Maior, em Ponta de Pedras, “há quase 20 dias que não estou comparecendo às aulas pois, minha família não tem mais dinheiro para pagar passagem. O ENEM será em novembro e eu e outros amigos estamos perdendo aulas importantes para um bom resultado no exame. Não temos culpa do não cumprimento dos acordos entre a Prefeitura de Goiana e as empresas de transporte. Temos direito de estudar com qualidade é por isso que estamos na rua reivindicando estes direitos”.

Os estudantes seguiram em caminhada pelas ruas do Centro de Goiana e terminaram o trajeto no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Mas antes uma parada foi realizada em frente à Câmara de Vereadores da cidade onde diversas palavras de ordem foram ditas.

A Prefeitura de Goiana se posicionou sobre o acontecimento da falta de transportes para os estudantes do distrito através da Secretaria de Educação e Inovação. O secretário da pasta, Chico Santos, relatou que “por conta dos bloqueios judiciais a RPVS e precatórios que estavam na conta bancária da Prefeitura não conseguimos cumprir o pagamento às empresas de transporte. É verdade que os ônibus não estão atendendo aos estudantes dos distritos. Porém, nós não estamos de braços cruzados perante o acontecido. Na quinta-feira (8) garanto que o serviço voltará a sua normalidade afinal, não queremos que os estudantes sejam mais prejudicados não comparecendo às aulas. Vale salientar que o transporte dos estudantes é uma colaboração compartilhada entre o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura de Goiana”.

Fonte: Goiana Notícias










Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top