Style2

Mais Informações Clicar na imagem


O anúncio de bilhões de reais em investimentos no Norte de Pernambuco, com milhares de empregos, reacende a esperança de redenção da ilha

 

fonte: jornal do commercio

Giovanni Sandes

O lixo se acumula pelas ruas. O acesso viário é afunilado, o transporte público deficiente e até o mar recebe esgoto residencial. Sede do Forte Orange, um dos mais belos cartões postais de Pernambuco, Itamaracá convive com a história de derrotas em seus combates pela recuperação econômica. O anúncio de bilhões de reais em investimentos no Norte de Pernambuco, com milhares de empregos, reacende a esperança de redenção da ilha e dá a partida para a batalha decisiva: a inclusão de Itamaracá no boom de desenvolvimento, para evitar que o município seja isolado do crescimento.

O efeito multiplicador da Fiat, uma fábrica em Goiana de R$ 4 bilhões e 4.500 empregos diretos, se estenderá por vários municípios. Para fabricar até 250 mil automóveis por ano, a partir de 2014, ela atrairá mais de 100 fornecedores, que se instalarão em um raio de até 40 quilômetros e vão gerar até 15 mil empregos. Goiana ainda receberá um polo farmacoquímico, com investimentos que somam R$ 1 bilhão.
Segundo a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe-Fidem), a primeira onda de benefícios alcançará, além de Goiana, Paulista, Itapissuma, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba e Itamaracá.

Mas os gargalos da ilha começam na entrada. A ponte Getúlio Vargas, de 1939, até 1995 tinha só uma faixa para o tráfego nos dois sentidos, um suplício no acesso do paraíso dos anos 80. A duplicação veio atrasada. Não compensou a degradação do turismo no rastro do histórico de insegurança, um contrassenso de turismo vizinho a um complexo prisional.

Itamaracá tem quase 25 mil casas, muitas de veraneio, a maioria agora fechadas e 70% em atraso no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A população de 21 mil habitantes inclui comunidades em que falta transporte, água, esgoto e coleta de lixo adequada.

Em 2006, o então governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) anunciou a retirada dos presídios. Projeto do atual governador Eduardo Campos (PSB), um complexo prisional em Itaquitinga que receberá os detentos já está em obras. Uma área de 1.401 hectares na ilha seria leiloada para um complexo turístico que induziria a retomada econômica, negócio abortado pela crise mundial de 2008 e 2009. “Intervenções pontuais não resolvem mais o problema. Itamaracá precisa de uma grande requalificação”, alerta o presidente da Condepe-Fidem, Antônio Alexandre da Silva.

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top