Faltam três meses para o verão e agora é a hora de perder os quilinhos extras conquistados no inverno e atingir a boa forma para arrasar no biquíni. Por isso, nós vamos te ensinar a investir nos alimentos certos, que vão te ajudar a reduzir medidas, eliminar a gordura abdominal e ficar com uma silhueta bem sequinha.
Chegou o momento de começar a substituir os alimentos calóricos da estação do frio pelos leves e refrescantes da temporada do calor. Comece trocando o fondue por um mix de saladas e o chocolate quente pelo suco bem geladinho.
Alimentar-se a cada 3 horas e beber bastante água, no mínimo 2 litros por dia, são regras essenciais para quem quer perder peso. É importante também saber balancear todos os grupos alimentares nas principais refeições do dia: um pouco de carboidrato, proteína, vegetais e legumes.
Mas agora vamos aos alimentos que ajudam a eliminar a gordura abdominal:

Alimentos com baixo índice glicêmico - "são aqueles que, quando consumidos, não aumentam rapidamente a glicose sanguínea e, com isso, o organismo não produz excessivamente a insulina, hormônio que inibe a quebra de gordura e facilita o acúmulo de gordura abdominal", explica a nutricionista Eliane Romantini. Os alimentos de baixo índice glicêmico, que ajudam a diminuir gordura abdominal, são os integrais, como pão, macarrão, arroz, aveia, batata doce, mandioca e frutas. A dica, portanto, é substituir o pão francês, o arroz branco e o macarrão pelas suas versões integrais.

Fibras solúveis - um estudo realizado na Universidade de Wake Forest, nos Estados Unidos, comprovou que o consumo de fibras solúveis é eficaz para eliminar gordura abdominal. Esse tipo de fibra está presente nas frutas cítricas (tangerina, laranja, mexerica), aveia, feijões, leguminosas (grão de bico, ervilha, lentilha) e algas. Esses alimentos ajudam a emagrecer, porque, junto com água, esse tipo de fibra forma um gel no estômago, que torna o esvaziamento gástrico mais lento e promove sensação de saciedade por mais tempo.

Chá verde: reduz a absorção de açúcar no sangue e dificulta a ação da enzima responsável pela digestão de carboidratos;
Pimenta vermelha: aumenta em até 20% a atividade metabólica e favorece a quebra de gordura;
Ômega 3: aumenta a queima de caloria e funciona como um antiinflamatório. Boas fontes de ômega 3 são óleos de peixes, como salmão e sardinha e semente de linhaça;
Alho: acelera o metabolismo e combate o colesterol ruim (LDL).
Mas para que esses alimentos façam efeito "emagrecedor" devem ser consumidos com frequencia.
Os alimentos que devem ser evitados

Evitar alimentos muito salgados ou muito gordurosos também ajuda a diminuir a barriga, já que eles retêm líquidos e, conseqüentemente, provocam inchaço na região. Tente não consumir alimentos embutidos como salsicha, linguiça e salame, que são ricos em conservantes e corantes, além de possuir muito sódio e favorecer o acúmulo de gordura.
Gorduras hidrogenadas e trans, presentes em biscoitos recheados, salgadinhos e sorvetes, também devem ser excluídas do cardápio, já que prejudicam o metabolismo.
"Refrigerantes e bebidas alcoólicas também não podem estar no cardápio da pessoa que está fazendo dieta para perder a barriguinha”, finaliza a personal trainer Renata Garrido Cosme.
Nenhum comentário: