Os acidentes com águas-vivas e caravelas são comuns nas praias nesta época do ano, uma das explicações para tantos acidentes nessa época do ano, além do crescente número de banhistas no litoral, é o aumento da temperatura do oceano, o que faz com que as águas-vivas venham atrás de águas quentes.
A queimadura ocorre quando a pessoa encosta na nas caravelas, que liberam uma substancia tóxica e urticante. A reação à queimadura depende do organismo de cada pessoa. Os casos mais graves ocorrem, geralmente, se a pessoa for alérgica. Neste caso, pode ocorrer o choque anafilático – reação alérgica intensa – que acaba trancando a glote e levando a taquicardia, o que pode evoluir para a morte.
“O ideal é que os pais orientem seus filhos a respeito da presença destes animais na água do mar e que, ao avistá-los, afaste-se ou deixe o mar”, aconselha Gisélia. Em casos de acidentes, deve-se imediatamente sair da água e pedir ajuda para os salva-vidas que podem fazer o primeiro atendimento, e encaminhar os turistas a Unidade de Básica de Saúde mais próxima.
Nenhum comentário: