..

..
clique na Imagem

PierNet Telecom

PierNet Telecom

Style2

Envie sua Denúncia

Envie sua Denúncia

Mais Informações Clicar na imagem




Representantes de setores do meio ambiente estão focados na perspectiva de aprovação, nesta sexta-feira (29), pelo Conselho de Meio Ambiente do Estado (Consema), do projeto que cria o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola, no Bioma Caatinga. A reunião do Consema, onde a proposta técnica, depois ter passado pelas duas consultas públicas deverá ser apresentada, ocorrerá no município de Petrolina, na Sala de Reunião dos Conselhos Superiores da UNIVASF.

A nova unidade de conservação de proteção integral a ser criada será um marco histórico, em Pernambuco e no Brasil, pela peculiaridade da extensão de 110 mil hectares da área, sendo a maior unidade de conservação a ser criada no Estado. Também, por ser a primeira a homenagear o animal símbolo da Copa 2014, o “Tatu-bola”, e mais, especialmente, pela sua localização no Bioma Caatinga, que tem sofrido uma acelerada degradação.


O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que preside também o Consema, Carlos Cavalcanti, destaca que a iniciativa permitirá a realização de mais ações com o propósito de proteção e recuperação do Bioma Caatinga, a partir do Plano de Manejo que logo deverá ser elaborado e do desenvolvimento dos arranjos produtivos locais sustentáveis na região.


Em toda a área mapeada do Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola há ocorrência de espécies endêmicas, raras, vulneráveis e ameaçadas de extinção, como o Tatu-bola. Também, de pombais, redutos de ninhos feitos diretamente no solo da Caatinga, que indica a necessidade de conservação do ambiente frágil. "Tivemos todo o cuidado técnico ao fazermos a análise do território, o diagnóstico das questões fundiárias e da sua biodiversidade para que o êxito na perspectiva de criação dessa nova unidade de conservação fosse, de fato, uma realidade a ser consolidada nesta reunião do Consema e, posteriormente, por meio de um decreto do governador", ressalta.


A proposta é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Na Reunião do Consema também será apresentado o edital para projetos de estudos para criação de
unidades de conservação marinha, pela Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Vale ressaltar, ainda, que, somente no período de 2011 a 2014, quando foi criada a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, houve um aumento de 382% de área protegida integralmente em todo o Estado.


Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco


Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top