Style2

Mais Informações Clicar na imagem


 No século XVII, por iniciativa do padre português Camilo de Mendonça, foi construída a primeira capela de Itapissuma, a de São Gonçalo do Amarante. A mais importante festa de Itapissuma é a Buscada de São Gonçalo. 


Festa Religiosa, a Buscada de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade, acontece desde 1861. Numa procissão terrestre denominada Levada, a imagem do santo é transportada da Igreja Matriz de São Gonçalo em Itapissuma para a Capela de São Paulo, localizada no Forte Orange, na Ilha de Itamaracá.

Uma semana depois, acontece a procissão marítimo-fluvial, a tradicional Buscada de São Gonçalo, que traz a imagem do santo de volta para Itapissuma. Acontece em janeiro, sempre num domingo, com a participação de dezenas de barcos de pescadores. 

Esta cerimônia teve origem a partir do surgimento da imagem de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades da praia.

Foi recolhida diversas vezes pelos pescadores da vila, e levada para uma capela mais próxima do lugar. Segundo a tradição do povo daquela região, duas a três vezes a imagem fora encontrada de volta ao local diante do mar.



A partir daí, os devotos reuniram-se e ergueram naquela localidade uma igreja sob sua invocação.

Os pesquisadores relatam que São Gonçalo do Amarante, viveu e morreu durante o século XII d.C. em Douro, Portugal. Ele era um homem comum, trabalhador, construiu a Igreja de Nossa Senhora, em cima de um rochedo, e diversas pontes sobre rios. Em toda sua vida dedicou-se a fazer o bem e transmitir o amor a Deus e a paz espiritual ao homem.


Além das mensagens de fé e carinho que transmitia, ele foi exemplo de dignidade e santificação. Existem muitas lendas a respeito do santo protetor das mulheres e dos casais apaixonados.


Contam que ele transmite tranquilidade e alegria a todos. Protege sempre os que amam. Ajuda as pessoas a encontrar a pessoa certa para amar e ser feliz por toda a vida.


Para alguns, São Gonçalo possui poderes sobrenaturais contra o mal e contra as adversidades.


Tanto no Brasil como em Portugal as procissões em louvor à São Gonçalo são acompanhadas por rapazes e moças que desejam casar, carregando velas acesas, durante todo o percurso. Se a vela não apagar até o final da procissão, é certeza casar-se no mesmo ano.


A Buscada de São Gonçalo ou a Festa da Felicidade é uma das mais belas e brilhantes festas religiosas e folclóricas do município de Itapissuma. Acontece em duas etapas: a Levada e a Buscada, e dura uma semana.


A Levada consiste na condução da imagem do Santo Padroeiro, da vila de Itapissuma, para a  vila Velha de Itamaracá, seguida por uma grande procissão por terra, com fogos de artifícios, flores, hinos sacros e muita animação.


Durante toda a semana em que a imagem permanece no local, acontecem batismos, casamentos, crismas e novenas.


No domingo seguinte, tem início a Buscada da imagem de São Gonçalo, que é realizada, por um grande cortejo marítimo, acompanhado por milhares de pessoas, entre pescadores, devotos, romeiros, populares da própria comunidade e turistas vindos de toda parte do Norte e Nordeste do Brasil. Muitas embarcações, jangadas, barcos pesqueiros e lanchas, todos enfeitados com flores, bandeirolas coloridas, bandas musicais exaltando músicas sacras e charangas, acompanham todo o trajeto da buscada. Enquanto que à beira mar, outra multidão acompanha o desfile colorido cantando, em coro, o hino a São Gonçalo.


Após ser instalada a imagem do padroeiro na Igreja de origem, a Prefeitura de Itapissuma dá início às apresentações religiosas e profanas. 


Esta grande homenagem ao Santo padroeiro de Itapissuma, que além de ser protetor das mulheres, foi eleito pelos pescadores de Itapissuma, como protetor dos pescadores, é um ato de fé cristã, que no embalo da Levada e da Buscada, retrata a crença popular, a solidariedade, e a humildade do povo nordestino, em busca da paz entre os homens e da fé em Deus.

154º Festa de São Gonçalo do Amarante em Itapissuma

Portão Informe-Pe

Sobre Unknown

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top