Construção da fábrica da Jeep, em Goiana, puxou o PIB da indústria pernambucana Foto: Blog do Álvaro Mello/Arquivo. |
O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco continua crescendo acima da média nacional. No ano passado, a soma de todas as riquezas produzidas no estado fechou com uma alta de 2%. Bem diferente do resultado registrado pelo Brasil, que foi de crescimento de apenas 0,1%. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (4) pela Agência Condepe/Fidem.
Entre os setores, a agropecuária foi o que registrou o maior crescimento, com 2,5%. Destaque para a agricultura, que registrou um aumento de 4,6%. Já o setor de serviços teve alta de 2,3%, com maior representatividade nos transportes e armazenagem (8,7%). A administração pública registrou crescimento de 2,7% e o comércio, de 1,2%.
O PIB da indústria pernambucana teve crescimento de 1,5% no ano passado. Segundo a agência Condepe/Fidem, esse comportamento de alta foi atribuído à expansão de 13,9% dos serviços industriais de utilidade pública (produção e distribuição de eletricidade, gás e água), em contraponto à queda de 4,5% registrada pela construção Civil, refletindo a desmobilização dos canteiros de obras de Suape, e a paralisação das obras de infraestrutura.
Resultado de 2015
Já em relação ao primeiro trimestre de 2015, houve alta de 0,6% na comparação com o mesmo período de 2014. Mais uma vez, a agropecuária registrou o melhor desempenho, com alta de 8%. A indústria teve crescimento de 1,7% e o setor de serviços não teve variação (0%).
O PIB brasileiro do primeiro trimestre registrou queda de 0,2%, divulgou na semana passada o IBGE. O desempenho negativo foi puxado pelo setor de serviços e pela indústria, assim como pelo recuo do consumo das famílias e dos investimentos.
* Com informações de Rochelli Dantas
Nenhum comentário: