Style2

Mais Informações Clicar na imagem






Após dois anos sem apresentar o Teatro "A Batalha das Heroínas de Tejucupapo" A associação Teatral Heroínas de Tejucupapo com o apoio do diretor da Paixão de Cristo de Ponta de Pedras Álvaro Mello firmou uma parceria com o diretor e a idealizadora do teatro Heroínas, José Augusto e Luzia Maria para juntos realizar a 22ª Batalha das Heroínas de Tejucupapo que contou ainda também com o apoio do diretor de teatro do SESC LER Goiana Murilo Freire, o espetáculo aconteceu neste domingo (30) na fazenda Megaó, no distrito de Tejucupapo distrito de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado.
O Teatro está na sua 22ª edição, onde todos os anos conta a história das bravas mulheres de Tejucupapo que expulsaram os invasores Holandeses no ano de 1646.
O uma multidão de espectadores locais e de cidades vizinhas que estiveram presentes para prestigiar o maior teatro ao Ar livre da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
 Estiveram presentes no local várias autoridades locais. O prefeito de Goiana foi representado pelo seu vice-prefeito Eduardo Honório.

História

O fato histórico correu no século XVII, no distrito de Tejucupapo em Goiana (63) Km do Recife. Os invasores eram os holandeses que estavam isolados numa faixa de terra que ia de Itamaracá ao Recife, era a chamada Nova Holanda. A resistência pernambucana contra os holandeses resolveu isolar essa área, não permitindo a entrada de comida. As mulheres que lutaram com bravura ficaram conhecidas como As Heroínas de Tejucupapo.
A notícia logo se espalhou pelo Brasil, e instigou novas batalhas contra os holandeses. Após Tejucupapo, em 1646 e 1649, aconteceu a Batalha dos Guararapes e, alguns anos depois, a expulsão total dos holandeses do Brasil. A vitória de Tejucupapo é um marco histórico, pois inicia a decadência do período holandês. Alguns historiadores a consideram como um fator determinante na reconquista do território tupiniquim. Além disso, pela primeira vez na história brasileira, é registrada a participação de mulheres em um conflito armado.































































Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top