Style2

Mais Informações Clicar na imagem













Aconteceu manhã desta quinta-feira (10) a criação da área pastoral de São Lourenço com o tema Somos Igreja, sob a presidência do bispo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e participação dos padres Diego Roberto da Silva e Simeão Manoel que vão administrar à área pastoral.
 A quase paróquia de São Lourenço é composta por 12 comunidades desmembradas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, matriz do município de Goiana - PE.

“Há algum tempo a comunidade de São José aguardava se tornar área pastoral e hoje, dia de São Lourenço, comemora com alegria e devoção esta conquista. É uma satisfação visitar a comunidade e participar desta festa na Igreja de São Lourenço, Fundada no século XVI”, disse o Bispo Dom Severino.
Durante a cerimônia, o chanceler da cúria Diocesana, padre José Nivaldo da Silva, fez a leitura do Decreto da Instalação da Área Pastoral São Lourenço e da nomeação do administrador e do vigário cooperador. Na sequência, padre Genilson Souza leu provisão do padre.

Na homilia o Bispo Dom Francisco Lucena ressaltou a importância da criação da nova área pastoral para os fiéis do litoral de Goiana, “hoje em união com toda a igreja celebramos festivamente o martírio do Diácono São Lourenço, este dia (10) de Agosto torna-se um marco para esta comunidade. Está criada a Área Pastoral São Lourenço. Como nos ensina o Papa Francisco: uma Igreja em Saída, a igreja deve sair de si mesma, rumo às periféricas existências”. Ressaltou.

Participaram também da cerimonia de criação da Nova Área Pastoral o Bispo Emérito Dom Severino Batista de França  e mais 17 padres de diversas cidades da Mata Norte que fazem parte da Diocese de Nazaré da Mata.

Antes da criação da nova Área Pastoral por volta das 9:30hs da manhã centenas de fiéis participaram do Tradicional Carrego da Lenha, no Final da Tarde os fiéis participaram da Procissão com o Padroeiro São Lourenço chegando na Igreja o Padre Diego Silva Celebrou uma missa solene encerrando as festividades.

História 


A Igreja de São Lourenço sobressai-se pela simplicidade e austeridade de suas linhas construtivas, apresentando características da arquitetura jesuítica, seguindo a mesma linha da Igreja de N. Sra. da Graça de Olinda, referência fundamental da arquitetura portuguesa no Brasil.

A igreja é considerada uma das mais antigas de Pernambuco. Fundada no século XVI, na então Capitania de Itamaracá, a igreja foi elevada à matriz em 1555, data de criação da Freguesia de São Lourenço. Além do tombamento da Igreja, a Povoação de São Lourenço está inserida na APA de Santa Cruz – Área de Preservação Ambiental, criada por lei estadual, que envolve os municípios de Itamaracá, Itapissuma e Goiana, visando à preservação integrada do patrimônio ambiental, natural e cultural dessa região.















































































































Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top