Style2

Mais Informações Clicar na imagem

Proposta aprovada na Alepe vai, agora, para sanção do governador Paulo Câmara
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

A expectativa não poderia ser maior e melhor em Goiana diante da entrada do município na Região Metropolitana do Recife – será a 15ª cidade metropolitana depois da aprovação, em segunda votação, nesta terça-feira (19/12), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A desconfiança ainda existe entre alguns moradores, mas de forma geral o sentimento é de que um futuro melhor se desenha para a cidade e seus habitantes. A melhoria da mobilidade urbana – especialmente a oferta de transporte público –, a capacidade em obter linhas nacionais de crédito e a preservação do amplo ecossistema municipal são algumas das possibilidades esperadas.

São 20 anos de espera e pelo menos duas gestões municipais de tentativas para viabilizar a proposta de integração, assinada e capitaneada pelo deputado Ricardo Costa (PMDB). “Já era hora de Goiana integrar a Região Metropolitana do Recife. Aliás, já nos sentíamos assim, metropolitanos, até pela participação do município em projetos como a PPP do saneamento e a atração de projetos importantes para o desenvolvimento de todo o Estado, como as fábricas da Jeep e da Hemobrás. Acreditamos que tudo ficará mais fácil e que a população local só terá a ganhar”, comemorou o prefeito interino Eduardo Honório.

Na lista de expectativas, a ampliação da oferta de transporte público, hoje limitado a uma única empresa de ônibus – a Rodotur, que também atua no Grande Recife via Consórcio Conorte – e com horários e viagens limitados. Para o Recife, por exemplo, é uma única linha, de custo elevado (R$ 12) e que tem intervalos que chegam a 1h.

Além disso, com operação que se encerra às 18h nos dias da semana e às 17h aos domingos. “Sofremos para chegar ao Recife e às praias do município, por exemplo. Quando passarmos a fazer parte do Grande Recife acredito que outras linhas serão criadas, inclusive com destinos diferentes.
 Hoje, a população de Goiana fica muito vulnerável por não dispor de um bom serviço de transporte”, afirma o servidor público Jessé Santos. A expectativa do município é de que seja realizada uma licitação pública para ampliar a oferta de transporte na cidade, que vive basicamente dos clandestinos. Carros de passeio e vans são os únicos que conseguem garantir o ir e vir da população em substituição ao vácuo deixado pelo transporte por ônibus.

MAIS GANHOS

Oswaldo Vieira, assessor especial da Prefeitura de Goiana, vai além do transporte na hora de relacionar as vantagens de o município virar metropolitano. “Goiana tem um vasto ecossistema, com a APA do Canal de Santa Cruz e muitos manguezais. Ao integrar a RMR, poderá ter uma preservação ambiental mais eficiente, com a participação de órgãos importantes como a CPRH.

Também poderemos conseguir uma maior valorização econômica e turística do litoral do município, com 18 quilômetros de extensão e onde estão situadas praias famosas do Litoral Norte pernambucano, como Pontas de Pedra, Barra de Catuama e Carne de Vaca”, cita o assessor.

Sob o aspecto econômico e político, Oswaldo Vieira cita a inclusão da cidade em conselhos metropolitanos e a facilidade para participar de programas nacionais de créditos e financiamentos nas áreas de saneamento, mobilidade urbana, resíduos sólidos e habitação. “Para se ter ideia das nossas dificuldades, todo tipo de relacionamento que temos com a Caixa Econômica Federal (CEF) tem que ser feito por Caruaru. Não podemos ir ao Recife porque não somos metropolitanos. 

Há 11 meses, por exemplo, não recebemos a visita de um técnico do banco. Isso vai mudar a partir de agora porque estaremos incluídos em programas restritos às áreas metropolitanas”, argumenta. A proposta que integra Goiana à RMR vai para sanção do governador Paulo Câmara. Até então, Goiana faz parte da Zona da Mata Norte do Estado.

JC Online

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top