COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem




A procissão do Carrego da Lenha é uma tradição Quilombola que relembra o martírio de São Lourenço, padroeiro da comunidade de Povoação de São Lourenço em Goiana-PE, que foi queimado vivo. 
De acordo com relatos populares, a procissão de São Lourenço acontece a mais de 400 anos,quando a localidade ainda pertencia ao Sr. Olavo Maranhão e fazia parte do engenho Megaó de Baixo, do primeiro distrito de Goiana, Tejucupapo.

Em pagamento de uma promessa a São Lourenço, o  Senhor Olavo fez a doação da área, que ficou sob a responsabilidade do pároco o Cônego Fernando Passos, de  acordo com o costume da época.
Havia poucos moradores, mas logo depois, da doação iniciou-se a construção da igreja matriz, que é uma das igrejas mais antigas do Brasil, datada de 1555. Isso atraiu mais moradores e logo recebeu o apelido de são Lourenço.

A população da Povoação de São Lourenço, que é remanescente de quilombola, tem uma grande devoção pelo seu padroeiro, anualmente é promovida grande festa, onde acontece o CARREGO DA LENHA, também conhecida como a “procissão da lenha”, onde todos os anos, sempre pela manha, acontecendo à missa do dia do padroeiro, toda comunidade acompanha a bandeira carregando pedaços de madeira, galhos secos, embalados por uma banda musical executando acordes melódicos do ritmo do coco de roda e assim caminham por toda a comunidade, e fidam o percurso na frente da matriz onde depositam a lenha para oito dias após o termino dos festejos ser realizada a queima da fogueira, simbolizando assim o momento de aflição que o mártir passou por defender o povo cristão.

São Lourenço, foi amarrado e uma grelha e queimado vivo, não gritou, nem gemeu e sim louvou a Deus enquanto era consumido pelas chamas.

São Lourenço era Diácono da Igreja Romana e morreu mártir na perseguição de Valeriano, quatro dias depois do Papa Cisto II e seus companheiros, os quatro Diáconos Romanos, no séc. IV da era Cristã.


 



























Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top