COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem




O período de 24 a 30 de setembro corresponde à Semana de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos em Pernambuco. A data foi incluída no Calendário Oficial do Estado com o propósito de conscientizar a população a respeito do assunto, estimulando, entre outras medidas, a realização de palestras e debates sobre o tema nas escolas públicas e privadas. Ao longo dos últimos anos, as fachadas dos edifícios da Assembleia foram iluminadas em alusão à campanha Setembro Verde,  realizada em todo o País.

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), cerca de 33 mil pessoas aguardam algum tipo de transplante no País. De cada oito potenciais doadores de órgãos no Brasil, apenas um é notificado. Ainda assim, somos o segundo País do mundo em número de transplantes realizados por ano, ficando atrás apenas da Espanha. O Brasil também possui o maior sistema público de transplantes do planeta, no qual mais de 90% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes destaca que o Estado atingiu o recorde de doações em 2017, com a média de 20 doadores por milhão de habitantes. Entre janeiro e julho de 2018, foram realizados 952 transplantes no Estado. “Até cinco pessoas podem ser beneficiadas com órgãos de um único doador, em caso de morte encefálica”, explica.

De acordo com o último balanço da CT-PE, 1.065 pacientes aguardam por um órgão ou tecido em Pernambuco. A maior fila é a de rim (774), seguida de fígado (123), córnea (123), medula óssea (29), coração (12) e rim/pâncreas (2). Mesmo ratificando a importância de campanhas, por trazerem o assunto à tona, Noemy chama atenção para a necessidade de conscientização mais contínua: “É preciso investir no preparo dos profissionais para lidar com o processo. Hoje, infelizmente, a doação de órgãos não é um assunto tratado na formação médica”.

É possível obter mais informações sobre a doação de órgãos e tecidos no site da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), organização sem fins lucrativos e não governamental que busca conscientizar e informar a população sobre o tema: www.adote.org.br. Além disso, a Central de Transplantes de Pernambuco disponibiliza o seguinte telefone para contato: (81) 3412-0232.

Iluminação – Nos últimos anos, as fachadas do edifício Miguel Arraes de Alencar e do Museu Palácio Joaquim Nabuco foram iluminadas em alusão à campanha Setembro Verde. Além dessa manifestação de apoio, o Legislativo também aprovou a inclusão, no Calendário Oficial do Estado, do 9 de maio como o Dia Estadual do Transplantado e, em torno dessa data, a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes.

Alepe

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top