COMPRE SEU INGRESSO AQUI

Style2

Mais Informações Clicar na imagem










Equipamento tem mais de 50 anos. O primeiro farol do local foi colocado ali há 100 anos, em 1918
Foto: Arthur de Souza


Com mais de 50 anos e muita ferrugem, o Farol de Santa Helena foi completamente substituído e será reinaugurado na próxima quarta-feira (5) em Ponta de Pedras, distrito de Goiana. Com apoio financeiro da população local, a Marinha conseguiu trocar a estrutura de seis metros pela segunda vez. O primeiro farol foi colocado ali há 100 anos, em 1918. Peça importante do imaginário dos goianenses - além de diversos visitantes assíduos -, o monumento é essencial para os pescadores locais. 

“Há vários deles ali, com pequenas embarcações que precisam da orientação. As maiores, em menor quantidade, têm tecnologias que não prescindem da luz do farol”, explicou o capitão dos Portos de Pernambuco, Maurício Bravo. “O antigo havia substituído o primeiro na década de 1960. Estava muito enferrujado por ação da maresia. A nova estrutura do farol, criada pelo Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste, no Rio Grande do Norte, tem mais resistência e proteção anticorrosiva”, argumentou o capitão.


Os materiais e o trabalho foram financiados coletivamente, por descendentes de Manoel César De Albuquerque, que era dono da terra em que o farol foi colocado. “Uma ajuda de extrema importância”, avaliou Bravo. “Benedicto César, o filho de Manoel, amava a Marinha e cuidava do farol. Quando ele morreu, a viúva dele e as filhas fizeram a doação definitiva da área à Marinha do Brasil”, contou a neta de Benedicto, Annita César. Ela e uma prima foram as principais angariadoras de recursos. “Passamos mesmo o chapéu porque nos reunimos com a Marinha para falar sobre a situação do farol e, apesar nos atenderem muitíssimo bem, foram sinceros sobre a falta de recursos para fazer a reforma. Decidimos fazer a parceria, pelo bem do farol.”

Annita pediu o dinheiro, comprou solda, capacete, rolinhos de pintura, cimento, brita, areia. Acompanhou e registrou cada momento da obra para prestar contas aos doadores. “A prefeitura também ajudou com a limpeza do local, que estava abandonado, tinha até porcos sendo criados ali”, comentou Annita. “Construímos um muro, mas ainda faltam algumas coisas, como um portão.”
Regata Benedito César
É Ponta de Pedras o destino da segunda mais antiga regata do Brasil, a Benedito César, que acontece todo segundo domingo de dezembro. Não por acaso é batizada em homenagem ao avô de Annita. Nos anos 1950, quando velejadores do Iate Clube pediram apoio do dono das terras para começá-la, não havia muito por ali, a não ser uma incipiente vila de pescadores. “Os navegadores foram chegando e se surpreenderam com a festa que meu avô preparou para eles”, contou. O jantar na casa onde Benedito viveu com a esposa, dona Nitinha, é tradicional até hoje. A 66ª edição será realizada no próximo dia 8. A praia é um dos pontos mais ao leste da América Latina continental.

Com Informações da Folha de Pernambuco
Blog do Álvaro Mello


Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

  1. SERIA BOM SABER SE OS VEREADORES QUE ESTÃO FAZENDO TURISMO EM NATAL A SEMANA PASSADA A AGORA ESTÃO EM PESQUEIRA SE VÃO COMPARECER AO EVENTO. SÃO ELES QUE RECEBERAM UMA BELA PROPINA DO VEREADOR CARLOS VIOEGAS, XANDE DA PRAIA, RABICO, SAGENTO TORRE, LAERCIO, JAMILSON, JOSEMAR FUBA E DEO DO BODE TODOS ELES FORAM BENIFICIADO COM UMA PROPINA BEM GORDINHA. A LAVA JATO JÁ DEVE ESTA DE OLHO COMO FEZ COM O PREFEITO DO CABO DE SANTO AUGUSTINHO LULA CABRAL. VAMOS ARUMANDO A MALA POIS A DENUNCIA JÁ ESTA NO MINISTERIO. OSVALDO E EDUARDO JUNTAMENTE COM OS NOVE VEREADORES QUE SE PREPAREM. BEIJO

    ResponderExcluir

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top