Mais Informações Clicar na Imagem

..

..
clique na Imagem

Style2








O delegado Thiago Uchoa, titular da DP Goiana, explicou, nesta manhã de segunda, na sede da Polícia civil, no Recife, como se desenvolveu a operação que visou elucidar os responsáveis por desvios de recursos da Prefeitura de Goiana, nos anos de 2009 a 2012, através da folha de pagamentos.

62 Policiais Civis policiais participaram das ações. No final, seis pessoas, estão sendo acusadas de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa
Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início em junho de 2016, após a Promotoria do Patrimônio de Goiana requisitar investigações de irregularidades no pagamento de salários de servidores públicos nos anos de 2009 a 2012.
A equipe de investigações da Delegacia localizou uma testemunha e recebeu os primeiros indícios de uma grande fraude na folha de pagamentos da Prefeitura de Goiana.



Casal está foragido da operação (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

A testemunha prestou esclarecimentos e informou que, na verdade, seria uma empregada da empresa de Paulo Jorge Albuquerque, comissionado que cuidava da folha de pessoal.

O empresário havia solicitado os documentos pessoais dela para abrir uma conta corrente no Banco do Brasil, ficando Paulo Jorge Albuquerque responsável por movimentar a referida conta. A testemunha alegou que recebia R$ 150,00 para prestar serviços em uma loja de Paulo Jorge Albuquerque., uma vez por semana.
Com essas informações, a equipe de investigações do delegado apurou ainda que Paulo Jorge Albuquerque teria vários parentes recebendo altos salários da Prefeitura de Goiana e que um vereador da cidade já havia denunciado o esquema de funcionários fantasmas através da Tribuna da Câmara Municipal.

Na cidade, o parlamentar havia denunciado que um ex-prefeito (Henrique Fenelon, então no PCdoB e agora no PRB, depois que o antigo partido negou legenda ao ex-gestor) havia nomeado irregularmente mais de mil pessoas no ano de 2012. Cada uma delas teria recebido um salário mínimo em troca de votos para a eleição daquele ano.

O vereador foi intimado pela Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Na delegacia, confirmou as denúncias mencionadas. Ele afirmou ainda que os fatos haviam sido encaminhados à Justiça Eleitoral e Ministério Público, este último inclusive tendo aberto Inquérito Civil.
Em depoimento, o parlamentar apontou que Paulo Jorge Albuquerque era o responsável por operar a folha de pagamentos e que este teria desviado milhões de reais, apontando inclusive o nome de pessoas envolvidas no esquema, após ter acesso às informações na Secretaria de Administração do Município de Goiana.
De acordo com a Polícia Civil, com as investigações, foi possível ver o valor creditado em conta de servidor e dias depois ser transferido para conta de campanha de candidato a Prefeito de Goiana.
“Nesse mesmo sentido, foi possível encontrar doação de campanha feita pela empresa de Paulo Jorge à campanha de Prefeito no Conde/PB. Coincidentemente(???) diversos servidores comissionados da Prefeitura de Goiana nos anos de 2009 a 2012 foram nomeados para a Prefeitura do Conde/PB na gestão de 2013 até os dias atuais”.

Fase ostensiva

A Polícia Civil realizou, na manhã desta sexta-feira (12), a Operação Spectrums para desarticular um grupo acusado de desvio de dinheiro público. O alvo era a Prefeitura de Goiana, onde, segundo a investigação, houve uma fraude em folha de pagamento de servidores entre 2009 e 2012, período em que o prefeito era Henrique Fenelon.
Estavam sendo cumpridos oito mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão tanto em Goiana quanto em João Pessoa, na Paraíba. Até as 8h30 da sexta, seis pessoas haviam sido presas e levadas para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.
Duas mulheres e um homem foram presos nos bairros do Bessa, de Jaguaribe e do Cristo, em João Pessoa, na Paraíba. A Polícia Civil de Pernambuco não divulgou detalhes sobre a ação no Estado e afirmou que só vai prestar mais informações em coletiva de imprensa na segunda-feira (15).

Fonte: Blog de Jamildo 

Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top